Governo do Amapá debate avanços para habitação durante Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, no Acre
O encontro teve como objetivo o desenvolvimento do setor com foco na região amazônica.
O evento também abordou temas como os desafios enfrentados pelo setor da construção no presente e futuro
Os avanços para habitação social na região amazônica foram um dos temas debatidos pelo Governo do Amapá durante a 6ª edição do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), realizado em Rio Branco, no Acre. O encontro reuniu autoridades políticas, representantes dos estados, empresários, técnicos e engenheiros civis, para troca de conhecimentos sobre o setor nas regiões.
Em participação virtual por vídeo conferência, o governador do Amapá, Clécio Luís, falou sobre a importância em destacar a habitação social e a proposta do Fórum de compor uma Câmara Técnica no Consórcio de Governadores da Amazônia.
“A criação da Câmara Técnica da Habitação dentro do Consórcio de Governadores será importante e vai ajudar ainda mais na mobilização dos estados da nossa região para concretizar políticas públicas que podem impulsionar a construção civil e a habitação, entendendo a complexidade de se construir na Amazônia e nos lugares mais afastados dos grandes centros, o que demanda uma atenção diferenciada, desde a arquitetura até o custo final da obra”, destacou o governador.
Com uma programação abrangente, o evento que encerrou na sexta-feira, 26, abordou temas como os desafios enfrentados pelo setor da construção no presente e futuro, a importância da construção civil para a primeira infância, as articulações entre o Governo Federal e as secretarias de Habitação dos estados, além de destacar o papel do Acre na integração regional com os países vizinhos e o apoio do Sebrae para aumentar a produtividade do setor.Segundo o secretário-adjunto da Habitação do Amapá, Max Yataco, a iniciativa destacou os novos caminhos para o desenvolvimento no setor e como enfrentar os desafios que são únicos e diferenciados na região amazônica.
“Finalizamos o Fórum com agendas importantes, onde fizemos uma verdadeira imersão para a política de habitação, é preciso pensar o desenvolvimento na construção civil, em especial, na região amazônica, onde os desafios, principalmente climáticos são grandes, o que acaba elevando custos. Em nossa mesa de discussões contamos com o apoio do secretário Nacional da Habitação, Hailton Madureira, e do ministro da Cidades, Jader Filho, que se comprometeram em colaborar para o desenvolvimento das regiões", relatou o secretário.
Finalizando o encontro, os debates abordaram temas sobre o Programa Habitacional Federal, inovações nos projetos do Minha Casa Minha Vida, estudos de caso em habitação popular e a visão dos Tribunais de Contas sobre obras públicas. Além de palestras especiais sobre o desenvolvimento de produtos imobiliários com o uso de inteligência artificial e o papel das associações pró-construção no mercado imobiliário.
O evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) contou com a participação do presidente do FNNIC, Marcos Holanda, do secretário extraordinário de Representação do Governo do Amapá, em Brasília, Zico Araújo, da superintendente do Sebrae-AP, Alcilene Cavalcante, além de autoridades políticas das regiões norte e nordeste e empresários do setor da construção civil.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!