Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita agentes para realização de testes de malária e confecção da gota espessa, em Macapá

Treinamento acontece no Laboratório Central de Saúde Pública, em Macapá, e segue até terça-feira, 30.

Por Mônica Silva
29/04/2024 15h15

Ação é voltada para servidores que atuam no enfrentamento à doença nos municípios

O Governo do Amapá realizou nesta segunda-feira, 29, no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Macapá, a capacitação de Agentes Sanitários para reforçar a precisão do diagnóstico da malária por meio de testes rápidos e confecção da gota espessa.

As atividades seguem até esta terça-feira, 30, e são voltadas para servidores que atuam no enfrentamento à doença nos municípios do estado. Entre os conteúdos teóricos e práticos, são incluídos temas como biossegurança, coleta de material, diagnóstico diferencial para malária, notificação, fluxo e monitoramento.

Para o superintendente da Superintendência de Vigilância em Saúde, Cássio Peterka, a ação aperfeiçoa e atualiza o trabalho realizado pelos profissionais da rede pública de saúde, que desenvolvem suas atividades em campo.

“Queremos, com o treinamento, cada vez mais aprimorar e aperfeiçoar o conhecimento dos nossos servidores que atuam no diagnóstico da malária, oferecendo um serviço de qualidade e preciso”, reforça Peterka.

A gota espessa se baseia na visualização do parasito por meio de microscopia óptica, após coloração com corante vital. Após a análise, é possível identificar morfologia e estágios de desenvolvimento no sangue periférico, devido à sua elevada concentração.

Giovani Rodrigues, gerente do Núcleo de Gestão da Rede de Laboratórios, explica que o treinamento faz parte do Programa de Eliminação da Malária, lançado em junho do ano passado no Amapá, pelo Ministério da Saúde.

“Durante o treinamento os participantes recebem orientações atualizadas sobre testes e métodos de análise das lâminas, desde como devem fazer a coleta do sangue ao manuseio das amostras no microscópio”, ressalta Rodrigues.

O Teste Rápido para Malária é realizado em fitas de nitrocelulose, contendo anticorpos contra antígenos específicos do parasito. Pela sua praticidade e facilidade de realização, os testes rápidos são muito úteis, principalmente em situações onde não é processado o exame da gota espessa.

Malária

A malária é uma doença infecciosa febril aguda. Sua manifestação clínica mais comum se apresenta na forma de calafrios, febre e sudorese, acompanhados por cefaléia, mialgia, náuseas e vômitos. A cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!