Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Resolução de conflitos na educação é tema de workshop

Evento, promovido pela Seed e Tjap, contou com a participação de diretores escolares, coordenadores pedagógicos, assessores e professores.

Por Redação
13/10/2016 17h41

Diretores escolares, coordenadores pedagógicos, assessores e professores da rede estadual de ensino participaram na tarde desta quinta-feira, 13, de um workshop de sensibilização com a temática “Os métodos alternativos de resolução de conflitos na educação”. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) em ação conjunta com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).

O evento é fruto de uma cooperação técnica entre Seed e Tjap e ocorreu no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço. A presidente do Tribunal, desembargadora Sueli Pini, compôs a mesa, juntamente com o secretário adjunto de Políticas Educacionais, Sebastião Magalhães, e o defensor geral do Estado, Horácio Magalhães.

Na abertura do evento, a presidente do Tjap deu as boas-vindas ao público e reforçou a importância da implantação da prática de mediação de conflitos no âmbito escolar. “Estamos aperfeiçoando essas práticas de mediação, entregando às partes, mecanismos para que elas achem juntas as soluções para os conflitos”, ressaltou.

Em seguida, o defensor geral do Estado falou da parceria da Defensoria Pública na implantação dos Núcleos de Mediação Escolar. “Pelo menos uma vez por semana visitamos os Núcleos oferecendo assessoria jurídica e orientação. É uma forma de também desafogar o Judiciário”, destacou.

O secretário adjunto, Sebastião Magalhães, pontuou que os benefícios trazidos pelos Núcleos de Mediação vão além da comunidade escolar. “Ganham todos, inclusive a comunidade do entorno da escola, que pode buscar o Núcleo para mediar conflitos”, comentou.

Em seguida, o consultor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/Tjap), Mário Mendonça, deu início ao workshop. Mário apresentou o programa de Mediação Escolar e discorreu sobre técnicas de mediação que podem ser desenvolvidas pelas escolas para solucionar conflitos. De acordo com o consultor do Nupemec/Tjap, a procura pelo curso por parte dos diretores e coordenadores das escolas tem aumentado a cada dia.

“Todos os dias recebemos ofícios de diretores solicitando a implantação de Núcleo de Mediação nas escolas. Isso demonstra um grande avanço do nosso trabalho. A partir desse workshop, professores e demais profissionais estão habilitados a participar do curso de mediação”, disse.

Atualmente, sete escolas estaduais já contam com o Núcleo de Mediação, dentre elas, Azevedo Costa, Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, Josefa Jucileide Amoras Colares, Gonçalves Dias, São José (Iapen), Dom Pedro I (Mazagão) e Joaquim Nabuco.

Os núcleos possibilitam soluções de problemas, pacificando conflitos de convivência, propiciando espaço de escuta e colaboração e impedindo condutas autoritárias, discriminatórias e de violência. Nas unidades, ainda são trabalhados o fortalecimento do diálogo, vínculos, espírito participativo e democrático na comunidade.

Formação

O Programa de Mediação Escolar do Tribunal de Justiça do Amapá estará com inscrições abertas no período de 17 a 21 de outubro para o Curso de Mediação. A inscrição pode ser feita na Assessoria de Planejamento do Tjap. Após a participação neste curso, a pessoa ficará habilitada a participar do Curso de Formação de Instrutores de Mediação.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!