Governo do Amapá realiza oficina de reciclagem com mulheres vítimas de violência, em Oiapoque
A atividade busca auxiliar a geração de renda com o uso de materiais diversos.
Ação é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres
O Governo do Amapá realizou no último sábado, 27, uma oficina com material reciclado para vítimas de violência doméstica e psicológica, em Oiapoque. A ação objetiva incentivar a criatividade, a autonomia e a independência financeira das acolhidas.
Nesta edição, as 15 participantes aprenderam a confeccionar cestas com papelão e tecido. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres e coordenada pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram).
A coordenadora da instituição, Natani Oliveira, explica que a oficina busca trabalhar com materiais que elas já possuem em casa e muitas vezes iriam para o lixo.
“Estamos mostrando que muitos materiais podem ser reaproveitados e utilizados para obter uma forma de gerar renda e lucro. Para as mulheres que estão em um ciclo de violência ou se recuperando, a autonomia financeira ajuda a acolhida a perceber que pode ser independente”, ressalta Natani.Com o sucesso de participação, a instituição já planeja novas datas e participações em feiras de artesanato para venda dos produtos produzidos.
“Elas estão com a perspectiva de fazer uma cooperativa de mulheres artesãs no município. Nós estamos ajudando na organização, montando um local para elas venderem todos esses materiais que vão produzir nas oficinas. O incentivo muda as pessoas, as ajuda a seguir em frente e perceber que sim, há um recomeço na vida”, finaliza Natani.
Uma das acolhidas é Joana (nome fictício), de 52 anos e que participa assiduamente de todas as oficinas. Ela conta que apesar da idade, se sente pronta para uma nova etapa em sua vida.
“Tenho participado das oficinas no Cram e tem sido muito gratificante para mim, que vivo do artesanato. São atividades que vem somar e acrescentar conhecimento, aprendi várias técnicas novas. Agradeço de coração a todos os envolvidos”, relata a artesã, emocionada.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!