Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Homenageamos com nossa cultura quem constrói um Amapá melhor’, diz organizadora do Marabaixo do Trabalhador

Festejo aconteceu no barracão Gertrudes Saturnino, em Macapá.

Por Gabriel Penha
02/05/2024 15h07

Programação faz parte do Ciclo do Marabaixo 2024

A programação do Ciclo do Marabaixo 2024 desta quarta-feira, 1º de maio, fomentada pelo Governo do Estado, homenageou o Dia do Trabalhador com muita dança e batuque. As caixas rufaram no barracão Gertrudes Saturnino, sede do grupo Berço do Marabaixo, no bairro Santa Rita, em Macapá.

O principal objetivo da festividade é celebrar os trabalhadores amapaenses, oportunizando o conhecimento da tradição. A neta da marabaixeira Gertrudes e organizadora do evento, Valdinete Costa, conta que a paixão pela cultura une gerações de famílias e amigos.

“Homenageamos quem constrói um Amapá melhor com nossa cultura. É nossa forma de agradecer aos trabalhadores e manter o legado de nossos antepassados. Além disso, vemos que as novas gerações estão presentes e que irão manter a tradição”, celebra Valdinete.

Tocadores, cantadores e dançarinos transformaram as rodas de marabaixo,que são regadas à tradicional bebida gengibirra. Comidas típicas também foram servidas para participantes e visitantes. A programação do Ciclo recebe apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação Estadual de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo). 

“É uma festa linda, mostra toda a riqueza cultural do nosso Amapá. Eu moro no interior, mas vim passar o feriado na capital e prestigiar nossa cultura”, diz a professora Thelma Santos.

A programação prossegue neste sábado, 4, com a retirada dos mastros nas matas do Curiaú. O ritual, um dos pontos altos da festividade, reúne festeiros de diversos barracões. No domingo, 5, as rodas de marabaixo seguem nos barracões Raízes da Favela, Marabaixo do Pavão e Raimundo Ladislau.

Patrimônio cultural

Em 2018, o marabaixo recebeu o título de patrimônio cultural brasileiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A certificação reconhece a presença das ancestralidades africanas na formação social e cultural do Amapá e da Amazônia, e além disso, pode assegurar condições de transmissão e reprodução dessa manifestação cultural.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!