Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá monta ‘Feira do Empreendedorismo’ na Festa do Trabalhador e gera oportunidades de renda para vendedores

Espaço reuniu cerca de 70 empreendedores e movimentou a economia local durante o show de aparelhagens na Orla de Macapá.

Por Andreza Teixeira
02/05/2024 12h27

Cerca de 20 empreendedores tiveram stands montados pela Sete

Para impulsionar pequenos negócios e movimentar a economia local, o Governo do Amapá destinou um espaço na Festa do Trabalhador, na orla de Macapá, para cerca de 70 empreendedores comercializarem durante os shows das aparelhagens Mega Príncipe Negro e Amazônia Fusion. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) organizou os vendedores por segmentos.

Na "Feira de Empreendedorismo", ao lado da Casa do Artesão, pelo menos 20 negócios eram destinados para venda de biojoias feitas a partir de sementes, acessórios, quadros e iniciativas que enaltecem e divulgam a cultura do estado. Além do artesanato, mais 20 empreendedores foram atendidos diretamente com os stands montados pela Sete, sendo a maioria para comercialização de bebidas. 

A empreendedora Raimunda Ferreira, 74 anos, vive do artesanato há 19 anos. Ela começou com a confecção de joias a partir de sementes e através de cursos promovidos pelo Governo do Estado aperfeiçoou a técnica e tornou o trabalho mais rentável.  

“Participo dessa feira desde quando ela acontecia no meio da rua, eu sempre quis ter meu próprio dinheiro e vi nas sementes essa oportunidade, quando comecei era tudo bem difícil, não tínhamos onde comprar material, e isso só foi mudando quando passamos a ter o acompanhamento técnico do Governo. Durante esses anos de profissão fiz várias oficinas, cursos, que me ajudaram muito a aperfeiçoar o meu trabalho. Só tenho a agradecer a essas ações que ajudam a aumentar nosso faturamento”, destacou a artesã.  

O empreendedor Ewerton Nascimento foi um dos contemplados com um espaço para venda de bebidas. Com o apoio técnico da Sete, ele conseguiu profissionalizar o negócio há 4 anos e agora é contratado para fazer parte de eventos privados e públicos, garantindo uma renda extra. 

“Eu sabia fazer drinks, com uma cuba de isopor simples eu comecei junto com duas amigas, comecei a me especializar, fui atrás de meios que ajudassem a evoluir o negócio e foi aí que entrou a Sete. Desde então tudo mudou, criamos uma marca, o negócio virou familiar, e conseguimos colocar nossa marca no mercado de eventos. O apoio que tive foi fundamental para fazer o nosso empreendimento chegar aonde estamos atualmente”, contou Ewerton.   

Segundo a coordenadora de empreendedorismo da Sete, Anne Karoline Santos, a feira proporciona renda também para os profissionais informais e beneficia toda a cadeia em volta da programação. 

“Além da tradicional feira do artesanato, montamos mais 20 stands para os empreendedores que atuam na venda de bebidas, o que acabou também beneficiando os 30 empreendedores do espaço dos sabores que trabalham apenas com a venda de comidas típicas da região que movimentou a feira do empreendedor com o sabor peculiar da nossa culinária, aliado ao bom preço. Também organizamos os empreendedores informais, que tem estrutura própria, e estão comercializando no evento”, explica Anne. 

Durante todo o ano os empreendedores cadastrados na Sete participam de capacitações em diversas áreas como: atendimento ao cliente, boas práticas e manuseio de alimentos, vendas, redes sociais, como alavancar o negócio, plano de negócios, finanças e encaminhamento para financiamento. 

Festa do Trabalhador 

Com o tema "Cuidando de quem constrói o Amapá", o evento abriu a programação oficial do Governo do Estado no mês dedicado aos trabalhadores. Além da Feira de Empreendedorismo, a programação inclui um Concurso de Brega e Tik Tok. 

Ao longo de maio, a programação também conta com a tradicional corrida e a Caravana do Trabalho e Empreendedorismo, que levará diversos serviços de cidadania à população na capital e municípios do interior. As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, em parceria com o Instituto de Gestão em Desenvolvimento Social e Urbano (Inorte). 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!