Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá recebe 129 novos servidores da transposição durante a Caravana Federativa

Cerimônia marcou nova fase da história de profissionais que tiveram direito garantido.

Por Fabiana Figueiredo
03/05/2024 07h00

Portarias com lotação de cada novo servidor foram entregues aos nomeados pela transposição

O governador do Amapá, Clécio Luís, recepcionou os 129 novos servidores federais do ex-Território encaminhados ao Governo do Estado. A cerimônia de entrega das portarias aconteceu durante a Caravana Federativa do Governo Federal, na quinta-feira, 2, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

"Esse ato é para que cada um se sinta recepcionado, pois são muito bem-vindos para nos ajudar a conduzir este estado. Que venham com espírito público, independentemente se estavam há muito tempo longe dessa rotina ou apenas mudando de função. A transposição muda a vida dessas pessoas e fortalece a economia do Amapá. Vamos juntos mudar a realidade do serviço público, atendendo bem quem mais precisa de nós", destacou o governador.

Foi um momento de alegria vivido por Maria do Socorro Maciel, que recebeu a portaria de nomeação diretamente das mãos do governador Clécio Luís.

"Eu estou muito feliz por esse momento histórico, por essa vitória que nós conseguimos. Sinto muita gratidão a Deus e a toda a equipe da transposição incansável na luta", celebrou a servidora.

Após a finalização das etapas documentais, os novos servidores da União receberam as portarias que indicam para onde serão enviados entre as 28 secretarias e demais órgãos da administração pública estadual. As Secretarias da Administração (Sead) e da Transposição do Amapá (Seat) conduziram o processo.

"Hoje nós estamos realizando sonhos e garantindo direitos para mais 129 profissionais, que vão contribuir cada vez mais com o serviço público. As secretarias da Transposição e da Administração trabalham juntas no avanço da transposição, para que mais famílias tenham esse direito reconhecido", reforçou a secretária de Estado de Assuntos da Transposição, Anne Marques.

Só este ano, desde janeiro, 510 trabalhadores do Amapá já foram transferidos para o quadro da União. "Estamos muito felizes por mais esta etapa aqui no Amapá. Vamos continuar trabalhando para ter esse direito constitucional garantido", evidenciou João Cândido, presidente da Comissão Especial dos ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima.

De volta ao serviço público, Manoel Raimundo Araújo descreve que a transposição lhe proporcionou viver uma nova realidade financeira. "Como muitas pessoas, essa transposição me deixou numa situação melhor financeiramente e agora posso voltar a servir o povo. Nunca deixei de trabalhar para as pessoas", explicou.

Transposição

Para auxiliar o processo no Amapá, o governador Clécio Luís criou, em 2023, a Secretaria de Estado de Assuntos da Transposição. Em um ano, são mais de 3,7 mil amapaenses integrados no processo.

O avanço é resultado de articulações entre os governos do Estado e Federal, com articulação do Ministério da Gestão e também de parlamentares como o senador Randolfe Rodrigues.

"O que estamos realizando hoje, mais uma portaria sendo entregue, é esforço de muito trabalho. A conjuntura de esforços aqui no estado e em Brasília já mostrou resultados, com mais de 3,6 mil amapaenses transpostos em um ano. Não são números, são brasileiros que o enquadramento reconhece pela contribuição para o Amapá se constituir como unidade da federação", citou Randolfe Rodrigues.

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!