Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá avança em tratativas para regulamentar pista de pouso em região indígena

Diálogo aconteceu durante a Caravana Federativa, que segue até esta sexta-feira, 3, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Kelison Neves
03/05/2024 14h30

Evento reúne mais de 40 entidades federais

Nesta sexta-feira, 3, durante o segundo dia da 9ª edição da Caravana Federativa, evento que reúne mais de 40 entidades federais no estado, o Governo do Amapá dialogou sobre cooperações técnicas para regularizar pistas de pouso no norte do Pará, que faz fronteira com a região. A reunião aconteceu no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Também foram apresentadas iniciativas nacionais que melhoram a vida dos povos tradicionais em todo o território brasileiro. Participaram do debate representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). 

De acordo com a secretária Extraordinária dos Povos Indígenas, Sônia Jean-Jacque, a presença dos ministérios facilita a interlocução entre os entes federativos para atender essa importante reivindicação dos povos originários.

“Receber a Caravana Federativa é muito positivo para a gente, pois conseguimos discutir sobre a regularização das pistas de pouso da região norte do Pará, que abrange o complexo do Tumucumaque. Essa é uma demanda da população indígena de lá, que entende que as pistas são fundamentais para tornar efetivas políticas públicas nas áreas da educação, saúde e na própria existência social dos indígenas locais”, explicou a secretária Sônia.

Além disso, foram realizados diálogos com relação à sobreposição do assentamento do Igarapé Grande com a terra indígena Galibi, em Oiapoque, e tratativas para fortalecer as políticas públicas de educação para a população indígena.

“Durante o encontro, buscamos explicar aos órgãos indigenistas, que atuam aqui no Amapá, sobre o organograma do Ministério dos Povos Indígenas, os programas que temos, os editais que serão abertos e, sobretudo, os caminhos possíveis para uma articulação com base nos direitos constitucionais dos povos originários”, disse Aleandro Silva, coordenador geral de assuntos federativos do MPI.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!