O Programa de Cooperação Intereg Amazônia (PCIA) está sendo lançado, oficialmente, na Guiana Francesa. O Amapá está sendo representado pelo vice-governador, Papaléo Paes, que destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da região.
O programa foi formalmente adotado pela Comissão Europeia no dia 30 de novembro de 2015, e busca favorecer o desenvolvimento integrado da Guiana Francesa e seus parceiros por meio de cooperação regional.
No seu discurso, Papaléo Paes destacou as semelhanças que o Amapá e a Guiana Francesa possuem, principalmente por estarem distantes dos grandes centros de decisões de seus países. "A parceria com a França tem nos proporcionado maior capacitação de nossos técnicos e um aumento da capacidade de governança. Por meio de intercâmbios educacionais, temos aprimorado a formação de professores através do Centro Danielle Mitterrand e do Centro Cultural Franco Amapaense, que fortalecem a relação entre o Amapá e a Guiana", disse.
Entre os projetos desenvolvidos em conjunto, está o projeto Geflo que desde 2010 objetiva a implantação da política florestal do Amapá. O Estado conta com a parceria do Fundo Francês de Meio Ambiente, que vem dando apoio na implantação da legislação ambiental.
O Projeto da Ponte Binacional sobre o Rio Oiapoque também foi ressaltado por Papaléo. Segundo ele, o governo vem se empenhando na construção do Pátio Aduaneiro, inclusive com captação de recursos junto ao governo federal, o que vai viabilizar a inauguração da ponte.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!