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Em três dias de ação, Governo do Amapá atende mais de 220 famílias afetadas pela cheia do Rio Araguari

Trabalho preventivo faz parte da atuação nas cidades de Ferreira Gomes e Porto Grande. Estado instalou Comitê de Respostas Rápidas para atender as localidades.

Por Da Redação
07/05/2024 09h52

Só em Ferreira Gomes foram mais de 420 pessoas atendidas

O Governo do Amapá realizou o atendimento de mais de 220 famílias no período de 29 de abril a 1º de maio, em Porto Grande e Ferreira Gomes. As medidas fazem parte das ações preventivas às localidades afetadas pela cheia do Rio Araguari, que atingiu nível de alerta da vazão na última semana após concentração de chuvas na região.

O Comitê de Respostas Rápidas se instalou na cidade de Ferreira Gomes para atendimento das demandas ocasionadas pela situação atípica. Algumas famílias precisaram ser removidas das residências e receberam atendimento com kits de alimentos, dormitório, higiene e limpeza, além de água potável e hipoclorito de sódio.

O chefe da Seção de Planejamento da Defesa Civil do Amapá, Major Reis, explica que a Coordenadoria Estadual e Municipal de Proteção e Defesa Civil continuam monitorando o nível do rio, utilizando as informações fornecidas pelas hidrelétricas.

“Trabalhamos com o monitoramento da vazão das hidroelétricas e do rio, além do levantamento das famílias na área ribeirinha. É importante reforçar que o trabalho do estado foi feito de imediato na região, com determinação do governador Clécio Luís. Assim, conseguimos atender e assistir todas as famílias necessitadas”, explica Reis. 

Atendimentos em Ferreira Gomes

Foram atendidas 192 famílias da sede do município, contemplando mais de 420 pessoas. O Governo do Amapá entregou 150 kits de alimentos, 30 kits de limpeza, 43 garrafas de água mineral de 5 litros e realizou a distribuição de colchões. Famílias ribeirinhas das áreas como Tracajatuba, Igarapé do Palha e outras localidades no entorno do Rio Araguari, foram contempladas com as ações.

Para as famílias, foram iniciados os cadastros em programas sociais como “Amapá Sem Fome” e “Acolher Amapá”, além de atendimentos de saúde e emissão de documentos.

Atendimentos em Porto Grande

Foram realizadas visitas a 30 famílias atingidas pela elevação do Rio Araguari na área ribeirinha do município de Porto Grande. Cada família recebeu kits de alimentos, higiene e dormitório. 

O Governo do Amapá destinou ainda, para a prefeitura do município, cerca de 100 kits de alimentos, mais de 100 kits de limpeza, 50 kits de higiene e dignidade menstrual, 47 colchões, 60 kits dormitórios (com travesseiro e rede) e 150 litros de água mineral. O material poderá ser utilizado em até 30 dias para auxílio da população, se for necessário.

 

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