Governo do Estado lança programa ‘Amapá mais Produtivo’ que beneficia produtores da agricultura familiar
Iniciativa vai atender mais de mil agricultores de várias cadeias produtivas do estado.
São R$ 32 milhões no programa com oferta de qualificação tecnológica para produtores de associações e cooperativas nos 16 municípios
O Governo do Amapá lançou, nesta segunda-feira, 6, o programa “Amapá mais Produtivo” para capacitar e fomentar produtores rurais selecionados em 1.140 projetos da agricultura familiar. A iniciativa busca promover a diversificação da produção e inovação tecnológica para garantir segurança alimentar e gerar renda às famílias rurais. A iniciativa integra o Plano de Governo do Estado.
Serão beneficiados agricultores de seis cadeias produtivas e sociais, fortalecendo a produção e o cultivo da mandioca, hortaliças, milho, feijão, abacaxi, galinhas, porcos, o manejo de açaí nativo e a extração de leite bovino e bubalino pela pecuária familiar.
“Estamos lançando o aprimoramento do Programa de Produção Integrada e neste ano temos a novidade para a pecuária. Vamos aumentar a garantia de que a produção vai dar certo com capacitações para os produtores que receberem os recursos, para que tenhamos retorno e o produtor consiga fazer negócios dentro do perfil da agricultura familiar, além de seguir colocando comida na mesa do amapaense”, declarou o governador Clécio Luís.O Governo do Amapá investe R$ 32 milhões no programa, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), com oferta de qualificação tecnológica para pequenos produtores, que pertencem às associações e cooperativas nos 16 municípios, com objetivo de aumentar a eficiência das plantações com baixo impacto ambiental. Além disso, mulheres e jovens terão eixos específicos para produção.
“Este é o maior programa da agricultura familiar que o estado já teve, com isso vamos avançar muito no desenvolvimento da economia, colocando a tecnologia para o pessoal do campo que está ali trabalhando no dia a dia, assim vamos garantir que eles ganhem o seu dinheiro, melhorando ainda mais a sua vida”, celebrou Rafael Martins, secretário de Estado do Desenvolvimento Rural.
Cadeias e arranjos produtivos- Mandiocultura: cultivo mecanizado de mandioca (460 beneficiários)
Público: Agricultura Familiar
Abrangência: 16 municípios
- Horticultura: cultivo convencional de hortaliças (100 beneficiários)
Público: Horticultor
- Fruticultura Irrigada: produção de abacaxi irrigado (160 beneficiários)
Público: Agricultura Familiar
- Criação de Pequenos Animais: criação de galinha caipira e suinocultura (160 beneficiários)
Público: mulher rural e jovem produtor
- Pecuária Familiar: bovinocultura e bubalinocultura para leite (10 beneficiários)
Público: Pecuarista Familiar
- Açaí: manejo sustentável de açaizais (125 beneficiários)
Público: ribeirinho e extrativista
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!