Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Carlinhos Brown se torna embaixador do Marabaixo do Amapá

Convite feito pelo governador Clécio Luís, foi aceito pelo artista, nesta quarta-feira, 8, durante o tradicional Cortejo da Murta.

Por Fabiana Figueiredo
09/05/2024 07h03

O evento faz parte da programação do Ciclo do Marabaixo, que conta com apoio do Governo do EstadoO evento faz parte da programação do Ciclo do Marabaixo, que conta com apoio do Governo do Estado

O multiartista e ativista social baiano, Carlinhos Brown, que está no Amapá em intercâmbio cultural, aceitou o convite do governador Clécio Luís, para ser o embaixador do Marabaixo do Amapá, no Brasil e no Mundo. A proposta aceita pelo músico, aconteceu durante as celebrações do Cortejo da Murta e Levante dos Mastros, nesta quarta-feira, 8. O evento faz parte da programação do Ciclo do Marabaixo, que conta com apoio do Governo do Estado.  

“Em nome das marabaixeras e dos marabaixeiros e como governador do Amapá, convidamos Carlinhos Brown para ser embaixador do Marabaixo do Amapá, a fim de divulgar nossa história e cultura ancestral. O Brasil e o mundo vão nos conhecer ainda mais. Nosso Marabaixo é isso, indumentária, adorno, canto, poesia, fé, bailado, toque das caixas, é tradição popular e afro amapaense”, exaltou Clécio Luís.

Carlinhos Brown retornou ao Amapá, após passagem em fevereiro durante a festa de aniversário de Macapá, para uma imersão na cultura afro-amapaense. O músico e pesquisador foi nomeado pelo governador por sua relevância internacional como representante da cultura negra brasileira, com uma história de ativismo de mais de 40 anos.

“Está aceito o convite e vou trabalhar incessantemente para honrar a confiança que foi depositada em mim. Vou me esforçar para gerar resultados, sobretudo para as crianças. Muito obrigado, estou honrado. De Chiquinha a Biló, o Marabaixo não anda só, anda bem acompanhado por essa ancestralidade, cuidada e sentida por cada marabaixeiro”, declarou Carlinhos Brown.

Defensor e difundo da cultura afro-brasileira

Carlinhos Brown é multi-instrumentista e artista visual brasileiro reconhecido internacionalmente por sua contribuição na cultura e música popular brasileira. Foi o primeiro brasileiro a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia e a fazer parte da Academia do Oscar.

Ao longo da carreira, desenvolveu significativas conexões com suas raízes ancestrais, participando na criação de arranjos que originaram o axé music e o samba-reggae. Formou mais de 15 mil músicos espalhados pelo mundo, e recebeu diversos prêmios como dois Grammy 's Latinos e o troféu em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela Sociedade Internacional de Educação Musical (Isme).

Carlinhos Brown é reconhecido por projetos sociais como "Tá Rebocado", que recebeu o Certificado de Melhores Práticas do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas/UN-Habitat. Outros projetos contam com parcerias como do Ministérios da Educação e do Trabalho e da Unesco.

Pelo engajamento com as questões sociais e culturais afro-brasileiras, Carlinhos Brown já recebeu diversos prêmios, como o europeu, “12 meses, 12 causas”, promovido pelo Telecinco, importante canal de TV espanhol. 

Ciclo do Marabaixo 2024

Com o tema “O rufar dos tambores para além da tradição”, o Ciclo do Marabaixo é um encontro de gerações e reúne a comunidade para momentos de fé e resistência. A tradição é fomentada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo).

O Marabaixo é patrimônio cultural brasileiro desde 2018, certificação dada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A atribuição reconhece a presença das ancestralidades africanas na formação social e cultural do Amapá e da Amazônia. Além disso, assegura condições de transmissão e reprodução dessa manifestação cultural.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!