Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Espero ser mais um agente a ecoar a cultura amapaense para o mundo’, exalta Carlinhos Brown em visita a Mazagão

Em intercâmbio cultural no Amapá a convite do Governo do Estado, o artista conheceu a história centenária da comunidade.

Por Vanessa Albino
10/05/2024 07h04

Carlinhos Brown é Embaixador do Marabaixo no Brasil.

Uma comitiva do Governo do Amapá esteve no município de Mazagão, na última quinta-feira, 10, para apresentar ao artista Carlinhos Brown a história centenária da localidade, a festividade de São Tiago e os ritmos amapaenses. O receptivo fascinou o cantor e percussionista que realiza intercâmbio no Amapá.

"Não imaginei que no Brasil existia a influência da história de Mouros e Cristãos, isso mostra o quanto as etnias aqui no Amapá são preservadas. Está na hora de recuperar as origens dessa história para que as raízes do estado sejam mais conhecidas”, comentou o artista em visita as ruínas da igreja marroquina em Mazagão Velho. 

Antes da passagem por Mazagão, como parte da programação da visita ao estado, o ativista da cultura afro-brasileira participou do Cortejo da Murta e Levante do Mastro com grupos de Marabaixo, em Macapá. Na ocasião, recebeu e aceitou o convite do governador Clécio Luís para ser embaixador do Marabaixo no Brasil. 

A secretária de Estado de Cultura, Clícia Di Miceli, destacou a importância da visita de Carlinhos Brown ao município e ressaltou que agora, como embaixador do Marabaixo, ele vai poder levar o nome, bem como a cultura do Amapá, para o mundo. 

“Esse foi o primeiro contato com as comunidades, Brown retornará e isso vai se transformar em arte. Cada vez que ele conhece uma expressão cultural nossa, ele tem alguma ideia criativa. Tenho certeza que Brown fará um excelente trabalho como embaixador e que ele sairá daqui levando uma mensagem da força cultural do Estado do Amapá para o Brasil e para o mundo,” destaca a secretária.

A diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, reforça que o título designado ao artista contribuirá na divulgação da musicalidade e da essência amapaense.

“É um desejo do nosso governo fazer com que o Amapá se desenvolva preservando suas tradições e manifestações culturais. Temos muito orgulho de nossas raízes e a partir de agora, Carlinhos Brown vai divulgar o Marabaixo não só no país, mas para o mundo”, concluiu a diretora-presidente. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!