Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá recebe caminhões com doação de água mineral e organiza novas remessas para o Rio Grande do Sul

Campanha arrecadou mais mil pacotes doados por uma empresa privada, neste sábado, 11, no Ginásio Avertino Ramos.

Por Da Redação
11/05/2024 16h47

Cerca de 70 toneladas de donativos já foram arrecadados pela campanha de doação do Governo do Estado

O Governo do Amapá está arrecadando suprimentos para enviar aos milhares de desabrigados no Rio Grande do Sul, afetados pelas fortes chuvas e enchentes dos rios. Neste sábado, 11, a campanha "SOS Rio Grande do Sul: do Oiapoque ao Chuí" recebeu dois caminhões com 1.000 pacotes de água mineral doados por uma empresa privada. 

Os moradores do Sul do país estão contando com o apoio e a assistência do Governo do Estado e parceiros de instituições públicas e privadas, que tem mobilizado a população amapaense na arrecadação de donativos.

“Esse suporte é essencial para as famílias desabrigadas. Quero agradecer à todas as pessoas que estão doando. Estamos dando um exemplo de solidariedade para todo o Brasil,” destacou o governador Clécio Luís. 

O proprietário da empresa que realizou a doação, Walter Carnaúba fez a entrega pessoalmente ao governador, no Ginásio Avertino Ramos. Ele agradeceu o espaço cedido para arrecadação e fez um apelo para que mais pessoas se mobilizem. “É muito triste o que esses irmãos do Sul estão passando, eles precisam de toda nossa ajuda. Façam suas doações”, enfatizou o empresário.

A partir desta segunda-feira, 13, o Governo do Estado organiza o envio de novas remessas de doações via fluvial até Belém do Pará, que depois seguirão por via terrestre. Novas tratativas também estão sendo feitas para que os donativos possam seguir por via área. 

A secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, comemora o resultado da ação e incentiva que o povo amapaense continue a colaborar. "A campanha do Oiapoque ao Chuí, lançada pelo Governo do Estado e constituída por todos os poderes e sociedade civil, é algo inédito no Amapá. Com essa iniciativa de amor ao próximo já conseguimos mandar o primeiro carregamento até o Rio Grande do Sul e, esta semana serão enviadas as próximas remessas de donativos”, detalha a secretária. 

As doações chegam por empresários, famílias, cidadãos e até crianças. Os itens recebidos são alimentos não perecíveis, como café, açúcar, enlatados, arroz, feijão, bolacha, biscoitos, água, remédios, roupas, toalhas, cobertores, material de higiene pessoal e limpeza, além de ração para animais.  

Para a montagem dos kits, a ação conta com uma força tarefa formada por alunos soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Amapá, que fazem todo o processo de desembarque, separação de produtos, embalagem e embarque. É o caso da soldado aluna da Polícia Militar, Laís Gama, de 24 anos.

“Temos o dever de garantir a segurança das pessoas e, se além disso, pudermos contribuir para amenizar o sofrimento delas, como é o caso das vítimas da enchente no Sul, trabalhamos com mais motivação”, relata Laís. 

Do Oiapoque ao Chuí  

A campanha ‘SOS Rio Grande do Sul: Do Oiapoque ao Chuí’ é coordenada pelo Comitê de Respostas Rápidas do Estado e iniciou na segunda-feira, 6. A adesão positiva da população amapaense garantirá o suporte constante do Amapá aos conterrâneos do Sul.  

A iniciativa conta com parceiros que disponibilizarão suas sedes como locais para coleta de doações: Ministério Público do Estado, Assembleia Legislativa do Amapá, Tribunal de Justiça do Amapá, Tribunal de Contas do Estado, Central Única das Favelas, Defensoria Pública do Estado e quartéis do Corpo de Bombeiros. 

O que pode ser doado?   

  • Produtos de higiene pessoal, como escova de dente, creme dental, sabonete, desodorante, shampoo e absorvente 
  • Cobertores, toalhas e roupas de cama 
  • Pilhas de qualquer tamanho e lanternas 

Confira os postos de arrecadação:  

  • Ministério Público do Amapá, nos prédios da Avenida Fab, do complexo Araxá e da Zona Norte  
  • Ginásio Avertino Ramos, na rua Cândido Mendes, nº 20, bairro Central  
  • Vice-Governadoria, na Avenida Mendonça Furtado, nº 2278, bairro Santa Rita  
  • Tribunal de Contas do Estado, na Avenida Fab  
  • Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, na Avenida Fab, s/n, bairro Central  
  • Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, na Avenida Fab, nº 1295, bairro Central  
  • Juizado da Zona Norte, no bairro Infraero, e da Zona Sul, no bairro Novo Buritizal  
  • Defensoria Pública do Amapá, na rua Eliezer Levy, nº 1157, bairro Central  
  • Prefeituras municipais  
  • Sebrae, na Avenida Ernestino Borges, nº 740, bairro Central  
  • Central Única das Favelas Amapá, na Rua São José, nº 1500, bairro Central  
  • Polícia Militar do Estado do Amapá, no 1º Batalhão da Zona Sul e Batalhão da Zona Norte, em Macapá  
  • Corpo de Bombeiros, na Avenida Santana, nº 1815, bairro Central, no município de Santana 
  • Quartel do Corpo de Bombeiros da Zona Oeste, rua Nove, nº 276, bairro Marabaixo  

SOS Rio Grande do Sul  

Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande Sul reativou o canal de doações "SOS Rio Grande do Sul". Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul. 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook. 
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!