Profissionais das salas municipais de vacinação estão participando de uma capacitação nos Sistemas de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e no Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES). No primeiro dia, os profissionais foram treinados quanto a seção que eles utilizarão para fazer carregamento das informações e das atualizações.
O Sistema de Imunização possibilita aos gestores fazer uma avaliação dinâmica do risco quanto a ocorrência de surtos ou epidemias. Eles poderão tomar como base o registro das vacinas aplicadas. O sistema possibilita também, o controle do estoque de imunos necessário aos administradores que têm a incumbência de programar a aquisição e distribuição.
Já o Sistema de Insumos controla a movimentação de produtos como seringas, fichas de cadastro, carteira de vacinação agulhas, materiais utilizados nas salas de vacina.
“Nem todos os profissionais tem a habilidade de estar informando a quantidade de doses. Então essa capacitação prepara esses profissionais para que eles possam passar essas informações corretamente, além do quantitativo de doses aplicadas”, explicou André Malvão chefe da Grupo de Atividades de Controle de Doenças Imunopreviníveis (GACDI).
“Tão importante quanto vacinar é informar ao Ministério da Saúde. Ainda temos um pouco de dificuldade de repassar essa informação, por isso, para trouxemos dois servidores para ministrarem o treinamento”, justificou chefe da Coordenação de Imunização do município de Santana.
A capacitação acontece no laboratório de informática do curso de pedagogia, na Universidade Federal do Amapá (Unifap) de 17 a 21 de outubro de 8h às 12h.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!