Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘É do jeitinho que eu queria e sempre sonhei’, diz contemplada com apartamento no Residencial Vila dos Oliveiras entregue pelo Governo do Amapá

Thielly Balieiro perdeu a casa na orla do Aturiá para a força das águas do Rio Amazonas em 2009, quando o filho tinha 3 anos de idade. A família terá um recomeço na nova unidade habitacional.

Por Da Redação
13/05/2024 12h35

A diarista irá morar com o filho de 18 anos no local e celebra a conquista

A felicidade pela mudança de vida tomou conta da diarista Thielly Balieiro, de 35 anos. Ela e seu filho, Carlos Henrique, de 18 anos, celebraram a entrega de 512 moradias do Residencial Vila dos Oliveiras, no bairro Pedrinhas, Zona Sul de Macapá, nesta segunda-feira, 13. 

"Já falei para o Carlos qual é o quarto dele e qual é o meu. Estou muito feliz, agora eu vou ter o meu lugarzinho para morar e poder dizer que é meu. É do jeitinho que eu queria, que eu sempre sonhei. Hoje a palavra-chave é gratidão", celebra Thielly. 

Ao todo, 512 famílias recebem apartamentos novos no Residencial Vila dos Oliveiras, entregues pelo governador Clécio Luís. Este é o segundo residencial entregue pelo Governo do Estado em menos de 1 ano e meio. Em dezembro, mil unidades habitacionais foram entregues nas etapas 3 e 4 do Miracema. Ao todo, são mais de 1,5 mil novas moradias garantidas para a população do Amapá.

O novo apartamento representa uma nova fase da vida para a família. Há 15 anos, quando Carlos tinha apenas 3 anos, Thielly teve a casa completamente destruída pela força da maré do Rio Amazonas. Na ocasião ela estava trabalhando em Oiapoque e perdeu a residência e todos os seus pertences. Ela soube da situação por telefone.

"Como eu não consegui ser liberada para voltar a tempo para Macapá, não tinha mais nada quando cheguei. Consegui provar que morava lá com a ajuda das equipes da Assistência Social, que me orientaram. Participei de todos os processos e foi assim que eu consegui meu apartamento, com muita luta. Agora tenho onde morar com meu filho", relata a diarista.

Thielly conheceu seu novo lar durante a vistoria e estava contando as horas para ter sua chave e iniciar sua mudança. Mãe de dois filhos, somente Carlos mora com ela e já tem seu quarto escolhido. O recomeço da vida será com segurança, oportunidades e um futuro repleto de opções, como a trabalhadora conta.

"Às vezes as pessoas acham que quem mora em área alagada, em área de pontes, não merece ter um ambiente desse. Mas a gente merece um espaço bonito, com flores, com espaço para as crianças brincarem, uma quadra onde os jovens possam fazer os seus exercícios, como o meu filho, vai ter onde jogar vôlei", comemora a mãe. 

Complexo do Aturiá

A obra do Residencial Vila dos Oliveiras é a primeira etapa da urbanização do Complexo do Aturiá, que prevê a revitalização total da área, com estruturas para espaços turísticos de convívio, lazer e contemplação do Rio Amazonas e conta com emendas do senador Davi Alcolumbre.

O residencial vai atender famílias que perderam as casas por conta do avanço do Rio Amazonas, pessoas de demandas dirigidas, definidas em conjunto com o Ministério Público do Estado (MP-AP), e cidadãos em condição de pobreza ou extrema pobreza, inscritos no CadÚnico, e assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda para Viver Melhor e Aluguel Social do Governo do Amapá.

Com a entrega, os novos moradores vão ganhar apartamentos com 42 metros quadrados, contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e fornecimento de água tratada e energia de qualidade.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!