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Governo do Amapá debate políticas públicas voltadas a alunos da Educação de Jovens e Adultos em escolas estaduais

Encontro debateu a implementação de novos programas que buscam a permanência escolar e capacitação de gestores para os novos perfis dos estudantes.

Por André Silva
16/05/2024 12h00

Gestores dos 16 municípios foram capacitados durante dois dias de programação, em Macapá

Para garantir o acesso universal de todos a uma educação de qualidade e inclusiva, o Governo do Amapá promoveu o 1º Encontro de Gestores de Escolas Estaduais na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade busca formar e capacitar profissionais dos 16 municípios para implementar melhorias para os estudantes. 

Entre as novidades propostas, estão ações voltadas para as mães que integram a rede pública de ensino na modalidade, com o projeto “Crescendo Junto”. A formação é voltada para equipes técnicas e gestores de escolas vinculadas à Secretaria de Estado da Educação (Seed). Ao todo, o Estado conta com 73 unidades de ensino com a modalidade, atendendo cerca de 9,4 mil estudantes.

A programação contou com dois dias de atividades em Macapá. A secretária de Educação, Sandra Casimiro, reforça que o momento é propício para discutir os caminhos trilhados dessa modalidade de ensino no Amapá. 

“Estamos refletindo sobre que tipo de política queremos para essa modalidade de ensino tão importante para o desenvolvimento educacional do Amapá e do Brasil. É um momento para discutir e alcançar encaminhamentos para alcançarmos esses estudantes”, explicou a secretária.

A iniciativa consiste na instalação de salas de acolhimento para os filhos de mães que estudam na rede estadual e que, muitas vezes, se vêem obrigadas a abandonar a escola por não ter com quem deixar as crianças. 

A ideia é que enquanto elas estejam na aula, as crianças de idade entre 0 a 10 anos sejam atendidas por cuidadoras e participem de atividades lúdicas. Inicialmente o projeto será instalado em duas escolas de Macapá, ainda em maio.

"A gente observou que as mães de filhos pequenos têm essa dificuldade. As salas foram pensadas para criar um ambiente de aprendizagem para essas crianças e facilitar a continuidade das estudantes na escola. Esse encontro busca justamente isso: avaliar o novo perfil desse aluno e debater estratégias de permanência escolar”, reforçou o gerente do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Seed, Bruno Costa.

Vem pro EJA

Além do “Crescendo Junto”, outra novidade apresentada para os gestores é o “Vem para a EJA”, um projeto de acolhimento de busca ativa de alunos que deixaram de frequentar as salas de aula.

Na Escola Estadual Rivanda Nazaré, de Macapá, são 312 alunos na modalidade EJA, no ensino fundamental e médio. Segundo o diretor da escola, o projeto já está sendo posto em prática e alcançando resultados.

“Nós temos esse papel também de estar buscando nossos alunos para que eles não saiam da escola e a busca ativa vem justamente para isso. Nós vamos aos endereços dos alunos que param de vir para a aula e buscamos saber o motivo da ausência e tentamos atender a demanda para acolhê-lo novamente na instituição”, explica o diretor da escola, Renan Neves.

 

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