Ciclo do Marabaixo 2024: caixas voltam a rufar em honra à Santíssima Trindade com apoio do Governo do Amapá
Corte da murta, ladainhas e rodas de Marabaixo marcam a programação em comunidades rurais neste fim de semana, em Macapá.
Programação acontece nas comunidades de Campina Grande e Casa Grande
Com apoio do Governo do Amapá, as caixas voltam a rufar pelo Ciclo do Marabaixo 2024, neste fim de semana, em Macapá. O destaque fica por conta das programações especiais que serão realizadas pelas comunidades de Campina Grande e Casa Grande, Zona Rural da capital.
Na comunidade de Campina Grande a programação acontece no sábado, 18. A localidade fica no trecho sul da BR-156 e realiza a retirada da murta nas matas da região. Já às 19h, é realizada a ladainha, rezada em latim, levantamento do mastro e rodas de marabaixo até ao amanhecer do dia.No domingo, 19, a tradição é com o grupo Santíssima Trindade da Casa Grande, localizado na Rodovia AP-070. Por lá, a programação inicia às 5h, com alvorada; às 12h acontece almoço para festeiros e convidados e às 16h a quebra da murta. À noite serão feitas ladainhas, jantar e rodas de marabaixo, que vai até o sol raiar.
“Pelo segundo ano, nossa comunidade está oficialmente no Ciclo do Marabaixo. Mas a tradição não é de agora e vem da força, resistência e do legado dos nossos antepassados”, ressalta Josefa Chagas, coordenadora do grupo cultural de Casa Grande.O Ciclo do Marabaixo também irá movimentar os barracões da área urbana de Macapá. No Barracão Gertrudes Saturnino, do grupo Berço do Marabaixo, no sábado, 18, inicia o marabaixo em honra à Santíssima Trindade. No domingo, 19, acontecem missas na igreja Jesus de Nazaré com o grupo Marabaixo do Pavão e na igreja São Benedito, pelo grupo Raimundo Ladislau.
Ciclo do Marabaixo 2024
Com o tema: “O rufar dos tambores para além da tradição”, as celebrações que promovem um verdadeiro encontro de gerações e reúnem a comunidade em momentos de fé e resistência, seguem até o dia 2 de junho, “Domingo do Senhor”, o primeiro após o Corpus Christi. A tradição é fomentada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo).
Confira a programação:
Sábado, 18
- 16h – Retirada da Murta; 19h – Ladainha; 20h – Jantar e Marabaixo até ao amanhecer para levantação do Mastro (Campina Grande);
- 17h – Marabaixo da Murta da Santíssima Trindade (Berço do Marabaixo);
- 21h – Segundo Baile dos Sócios do Divino Espírito Santo (Raimundo Ladislau);
Domingo, 19
- 5h – Alvorada com fogos; 12h – Almoço; 16h – Quebra da Murta; 19h – Abertura com Ladainha e jantar; 20h – Roda de Marabaixo (Santíssima Trindade da Casa Grande);
- 7h30 – Missa na Igreja Jesus de Nazaré (Domingo do Divino Espírito Santo), café da manhã; 13h – Almoço; 16h – Murta da Santíssima Trindade; 18h – Marabaixo (Grupo Marabaixo do Pavão);
- 7h – Missa na Igreja São Benedito (Domingo do Divino), café da manhã; 16h – Marabaixo do Domingo do Divino Espírito Santo e da Murta da Santíssima Trindade (Raimundo Ladislau);
- 17h – Domingo do Espírito Santo e Murta da Santíssima Trindade, com roda de Marabaixo até ao amanhecer (Raízes da Favela).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!