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Amapá apresenta maior crescimento dos últimos 5 anos na fluência de leitura de alunos do 2º ano do ensino fundamental

Resultado foi apresentado pelo Governo do Amapá para gestores de educação dos 16 municípios que integram o programa Criança Alfabetizada.

Por André Silva
17/05/2024 15h45

Os estudantes avaliados apresentaram um desempenho melhor do que nos anos anteriores

O Governo do Amapá reuniu secretários de Educação dos 16 municípios do estado para apresentar os resultados da fluência de leitura de 12 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental, que integram o programa Criança Alfabetizada. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), os estudantes, que foram avaliados em março deste ano, apresentaram o melhor desempenho dos últimos 5 anos para o período. 

O mapa de avaliação do estado mostrava, predominantemente, as cores vermelhas e laranja, indicando que muitas crianças chegavam ao segundo ano sem conseguir ler ou apenas soletrando. Os dados deste ano mostraram uma mudança positiva, com a cor amarela, o que significa que as crianças já estão juntando sílabas e avançando na leitura. 

A coordenadora do programa Criança Alfabetizada, Débora Vales, afirmou que essa melhoria na fluência de leitura terá um impacto positivo na vida acadêmica dessas crianças, facilitando o aprendizado em outras disciplinas. 

“O trabalho conjunto entre os municípios e a rede estadual foi destacado como fundamental para alcançar esses resultados, e metas estão sendo traçadas para continuar avançando na alfabetização e no letramento dos alunos do estado do Amapá”, destacou Débora. 

Ainda segundo a coordenadora, a expectativa é que, ao final de 2024, seja entregue um segundo ano do ensino fundamental com um nível de leitura ainda melhor, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. 

Município destaque  

Um dos municípios que mais se destacaram e avançaram na fluência de leituras de alunos de 11 a 15 anos de idade foi Pedra Branca do Amapari. A coordenadora municipal do Programa Criança Alfabetizada, Silvani Ferreira, destacou que a conquista pertence a todo estado.  

'Eu estou muito feliz não só pelo meu município, mas por todos que compõem o Amapá por terem avançado nesse processo da política de alfabetização. Isso é resultado do trabalho em regime de colaboração. E isso o que acontece quando todos se unem em torno de um objetivo", disse a coordenadora. 

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