Governo do Amapá promove segunda audiência pública do zoneamento ambiental do estado, em Laranjal do Jari
Após passar por Macapá, evento irá debater as diretrizes do ordenamento territorial da região do Vale do Jari, nesta quinta-feira, 23.
A primeira audiência pública foi realizada em Macapá e reuniu representantes de oito munícipios
Dando continuidade ao processo de formulação e consolidação das diretrizes do ordenamento territorial do Amapá, o Governo do Estado promove nesta quinta-feira, 23, a segunda audiência pública do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), em Laranjal do Jari, na Escola Estadual Cívico Militar Mineko Hayashida.
O evento, destinado aos moradores do Vale do Jari, busca definir as normas que conciliam a conservação ambiental com o uso racional dos recursos naturais e o desenvolvimento socioeconômico da região. A primeira audiência pública foi realizada em Macapá e reuniu representantes de oito munícipios.
O cronograma de escuta do Governo do Estado ainda prevê uma terceira escuta pública no município de Amapá, no dia 27 de maio, abrangendo os moradores na Região dos Lagos.
Para o vice-governador do Amapá, Teles Júnior, incluir a população neste processo vai enriquecer o resultado das pesquisas.
“O Governo do Amapá faz questão da participação da sociedade amapaense neste estudo, pois, por meio das audiências públicas, vamos conseguir construir um Zoneamento Ecológico Econômico que, de fato, represente o interesse de cada segmento, além de estabelecer uma realidade de crescimento econômico, geração de renda e emprego e preservação ambiental, sem gerar perigo para as próximas gerações”, ressaltou o vice-governador.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amapá é uma das instituições de pesquisa atuantes desde a etapa de diagnóstico do zoneamento. Na atual fase, chefe geral da Embrapa, Antônio Claudio Almeida, destaca que ouvir a população é fundamental para que o ZEE integre todos os municípios e atenda as questões específicas de cada região.
“Não basta os técnicos que algo deve ser feito de tal maneira, se a sociedade não concordar, porque o zoneamento, antes de tudo, será uma lei que estabelecerá regras para promover o desenvolvimento econômico do estado, de forma sustentável”, pontuou Almeida.
Confira o cronograma de audiências públicas do Zoneamento Ecólogico Econômico (ZEE) do Amapá:
- Audiência 2
Área de abrangência: Laranjal do Jari e Vitória do Jari
Município: Laranjal do Jari
Local: Escola Estadual Cívico Militar Mineko Hayashida
Data: 23 de maio (Quinta-feira)
- Audiência 3
Área de abrangência: Oiapoque, Paracuuba, Tartarugalzinho, Calçoene e Amapá
Município: Amapá
Local: Escola Estadual Vidal de Negreiros
Data: 27 de maio (Segunda-feira)
Sobre o ZEE
O zoneamento ambiental é uma ferramenta de planejamento e gestão que objetiva reconhecer as características socioeconômicas e do meio ambiente de diferentes áreas do Amapá, para auxiliar na identificação dos setores com maior potencial de investimentos em agricultura, turismo, indústria e energia renovável. Além de promover a conservação de recursos naturais e ecossistemas, o zoneamento norteará investidores. Os estudos avaliaram a geomorfologia, hidrologia, solos, clima, fauna, flora e toda a biodiversidade do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!