Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Palmilhas adaptadas fornecidas pelo Governo do Amapá ajudam no tratamento de pacientes com hanseníase

Órteses e adaptação dos calçados beneficiam pacientes do CRDT que sofrem com a perda de sensibilidades nos pés.

Por Andreza Teixeira
23/05/2024 10h00

A palmilha é uma órtese que age na prevenção da formação de feridas e até mesmo na cicatrização delas

Mesmo com tratamento e a possibilidade de cura, a hanseníase é uma doença que pode deixar sequelas, e entre as mais comuns está a perda de sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, especialmente nas regiões periféricas, responsáveis pela parte motora e sensitiva das extremidades do corpo, como as mãos e pés. Para prevenir essas consequências, o Governo do Amapá fornece palmilhas personalizadas para adaptação dos calçados e férulas para os pacientes acompanhados pelo Centro de Referência de Doenças Tropicais (CRDT).

A palmilha é uma órtese que age na prevenção da formação de feridas e até mesmo na cicatrização delas, gerando uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes ao longo do tratamento. Já a férula é um equipamento de suporte usado para dar firmeza nos nervos fibular e tibial, que controlam a forma como pisamos.

O técnico de enfermagem e em órteses, Elias Rosa, trabalha há 9 anos no Centro. Ele é o responsável pela fabricação das palmilhas e  adaptações dos calçados, que são todos feitos de forma manual, de acordo com a necessidade de cada paciente. Para ele é gratificante contribuir na melhoria da saúde das pessoas que usam os produtos fabricados por ele.

"Eu gosto de fazer, de ajudar as pessoas que estão precisando. Temos muitos pacientes que precisam dessa assistência, então depois que eles passam pela equipe de enfermagem e fisioterapia, passam aqui comigo. Na oficina, eu faço a avaliação dos pés e vejo qual adaptação, de acordo com o que a fisioterapia indicou. Tudo é feito de forma manual, com material antiderrapante e couro para ajudar o paciente da melhor forma possivel", detalhou o profissional.

De acordo com o diretor do CRDT, Leonardo Nunes, quando uma pessoa tem alteração de sensibilidade, ela não pisa da forma correta, já que sensação de tato e posicionamento dos membros ficam alterados, deixando-os vulneráveis a acidentes.

"Com a sensibilidade alterada nos membros, acidentes domésticos podem acontecer por conta da perda de mobilidade e em muitos casos, pela falta de sensibilidade o paciente nem percebe, o que acaba exigindo tratamentos mais complexos, as palmilhas são uma forma de auxiliar e prevenir maiores complicações", explicou Nunes.

Todos os pacientes acompanhados pelo Centro passam por avaliação multiprofissional e as palmilhas são indicadas de acordo com a avaliação. O CRDT é referência no estado em tratamento de dermatoses tropicais, dermatoses de média e alta complexidade como hanseníase, vitiligo, psoríase, tuberculose cutânea, leishmaniose cutânea e micoses profundas.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, que acomete principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a incapacidades físicas. 

Os principais sintomas são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas, área de pele seca e com falta de suor, com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas; sensação de formigamento.

O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e inclui medicamentos poliquimioterápicos e acompanhamento com fisioterapeuta para evitar lesões.

Atendimento no CRDT

Para melhorar o fluxo de quem precisa de consulta na especialidade de dermatologia, o CRDT encaminhou o serviço de agendamento de triagem para as agências da rede Super Fácil. A medida amplia a marcação para todos os dias úteis, serviço que antes era realizado três vezes na semana. Para passar pela triagem é necessário apresentar o encaminhamento médico, cartão do SUS e documento de identificação com foto. 

Na capital é possível realizar agendamento em quatro unidades, são elas: Agência Centro, na Rua Cândido Mendes, nº 448, Central; Siac Zona Sul, na Rua Claudomiro de Moraes, s/nº, Novo Buritizal; Siac Zona Norte, na Rodovia 156, nº 891, São Lázaro e o Siac Beirol na Rua Jovino Dinoá, s/nº, no Beirol. 

O CRDT está localizado na Rua Professor Tostes, nº 2212, no bairro Santa Rita e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!