Governo do Amapá realiza segunda audiência pública do programa Zoneamento Ecológico-Econômico, em Laranjal do Jari
Diálogos com a população esclarecem dúvidas sobre a preservação ambiental aliada ao uso racional dos recursos naturais.
O próximo passo será a aprovação no plenário da Assembleia Legislativa do Estado
Nesta quinta-feira, 23, o Governo do Amapá realizou a segunda audiência pública para debater as diretrizes do programa de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do estado. O evento ocorreu na Escola Estadual Cívico Militar Mineko Hayashida, em Laranjal do Jari. As tratativas fazem parte do Plano de Governo da atual gestão para promover o crescimento da economia e a proteção do meio ambiente.
Os diálogos com a população puderam esclarecer dúvidas e questionamentos sobre o ZEE, além de entender as normas que passam a orientar as políticas públicas estaduais voltadas ao desenvolvimento socioeconômico sustentável.
“O zoneamento ambiental representa novas oportunidades para o povo amapaense. A partir da aprovação do programa, nós teremos benefícios que trarão o desenvolvimento de áreas produtivas do estado e irão valorizar de forma eficiente os recursos locais”, destacou o secretário adjunto do Planejamento, Luiz Otávio.
Os dados das áreas que vão abranger a ZEE são do Serviço Geológico Brasileiro, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além disso, os levantamentos de campos são realizados por pesquisadores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e das Universidades Federal (Unifap) e Estadual (Ueap) do Amapá.“A região do Jari é toda rodeada por floresta e rios, o que a torna um dos solos mais férteis do Estado. Isso gera oportunidades para a plantação e produção da fruticultura, como açaí e cupuaçu, tornando o município autossustentável economicamente”, explicou o chefe-geral da Embrapa Amapá, Antonio Claudio.
Atualmente, o estudo está na etapa de integração, onde todas as informações coletadas serão compiladas e a versão com ajustes finais do zoneamento integrará a minuta do Projeto de Lei. O próximo passo será a aprovação no plenário da Assembleia Legislativa do Estado.
Confira a próxima audiência do programa Zoneamento Ecológico-Econômico:
- Audiência 3
Área de abrangência: Oiapoque, Pracuúba, Tartarugalzinho, Calçoene e Amapá
Local: Escola Estadual Vidal de Negreiros, no município de Amapá
Data: segunda-feira, 27 de maio
Sobre o ZEE
O zoneamento ambiental é uma ferramenta de planejamento e gestão que objetiva reconhecer as características socioeconômicas e do meio ambiente de diferentes áreas do Amapá, para auxiliar na identificação dos setores com maior potencial de investimentos em agricultura, turismo, indústria e energia renovável. Além de promover a conservação de recursos naturais e ecossistemas, o zoneamento norteará investidores. Os estudos avaliaram a geomorfologia, hidrologia, solos, clima, fauna, flora e toda a biodiversidade do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!