Governo do Amapá lança iniciativas para combater a LGBTQIAfobia e o preconceito institucional
Medidas serão apresentadas na quarta-feira, 29, no auditório da Defensoria Pública.
A iniciativa é uma das ações da campanha 'Preconceito Exclui, Respeito Transforma'
Dando continuidade à campanha “Preconceito Exclui, Respeito Transforma”, o Governo do Amapá lança nesta quarta-feira, 29, um pacote de iniciativas voltadas ao enfrentamento da LGBTQIAfobia no estado. O evento, que será no auditório da Defensoria Pública do Estado, a partir das 10h, faz parte das iniciativas que integram o Plano de Governo para combater a discriminação e o preconceito institucional.
“Nós seguimos lutando por políticas públicas para combater o preconceito e a discriminação contra a nossa população LGBTQIAP+, com o apoio incansável do Governo do Estado do Amapá para que consigamos derrubar barreiras e conquistar nossos espaços” enfatizou Simone de Jesus, gerente do Centro de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo (AMA-LBTI).
A programação, coordenada pela Comissão Especial de Promoção e Direitos Humanos de LGBTQIA+ em parceria com a AMA-LBTI, Defensoria Pública do Estado e o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil), objetiva promover a inclusão e o respeito à diversidade, fortalecendo as políticas públicas de direitos humanos para a população LGBTQIA+ no Amapá.
Uma das estratégias previstas da ação, é a instalação de placas em órgãos públicos informando que discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero, é crime, conforme a lei 2790 de 2022.
Haverá ainda, a distribuição do manual de boas práticas e apresentação de um guia didático destinado aos servidores estaduais, com orientações para criar um ambiente acolhedor e inclusivo. Na ocasião será divulgado também o calendário de oficinas de capacitação para atendimento e acolhimento à população LGBTQIA+, voltadas para os trabalhadores da rede estadual.
Campanha Preconceito Exclui, Respeito Transforma
Lançada pelo Governo do Amapá, a campanha “Preconceito Exclui, Respeito Transforma”, busca combater a lesbofobia, homofobia, transfobia, além do preconceito contra pessoas queer, interessexuais, assexuais, entre outros. A campanha é coordenada pela Comissão de Promoção da Cidadania LGBTQIA+.
Durante o mês ocorreram diversas ações voltadas para instituições públicas, comunidade em situação de vulnerabilidade e estudantes com o objetivo de divulgar e preservar os direitos da população atingida.
Com a adoção de medidas adequadas, as instituições garantem o cumprimento da Lei 1.417 de 2009, que estabelece sanções administrativas para quem pratica discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no serviço público.
Maio de Lutas
Maio é reconhecido como o mês de combate à LGBTQIAfobia, coincidindo com o Dia Internacional de Combate à Lesbofobia, Homofobia, Bifobia e Transfobia, celebrado em 17 de maio.
A data comemora a decisão histórica da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990, quando retirou a homossexualidade da lista de doenças, marcando um avanço significativo na defesa dos direitos da comunidade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp