Carreta do Hemoap chega à Zona Oeste de Macapá para captar novos doadores de sangue
Parceria entre Governo do Amapá e Exército Brasileiro busca aumentar o estoque no estado.
Carreta está recebendo militares e civis para doações de sangue
A unidade móvel do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), chegou à Zona Oeste de Macapá, para ampliar o número de doadores de sangue cadastrados no estado. Por meio de uma parceria entre o Governo do Amapá com a 22ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro, a carreta ficará até quinta-feira, 6, na Toca da Onça, das 7h30 às 11h30, realizando a captação de novos doadores e a coleta de sangue.
Além do apoio com o espaço, o Exército Brasileiro também está convocando recrutas e voluntários para serem doadores ativos do Hemoap. Em média, 30 militares estão passando diariamente na carreta para realizar cadastro e doação, que dura cerca de uma hora e pode salvar a vida de até quatro pessoas.
O recruta Cristiano da Silva, de 21 anos, realizou na terça-feira, 28, sua primeira doação, ele entende a importância do ato e garantiu que será um doador ativo a partir de agora.
“Eu já tinha vontade de doar e com a vinda da carreta para cá ficou mais fácil me tornar um doador. A partir de agora vou sempre fazer esse ato que salva vidas e vou convidar meus amigos a contribuírem também”, afirmou Cristiano.
Segundo a médica responsável pelo atendimento na unidade móvel, Sarah Tairine, as ações itinerantes garantem a vinda de novos voluntários. Além disso, aumentam o estoque de sangue do Hemocentro, que é o responsável pelo gerenciamento de todas as agências transfusionais do estado, mantendo os hospitais públicos e privados abastecidos com os hemocomponentes.“Estamos com um público bom, que tem vindo colaborar com nossa ação de amor ao próximo. A carreta, nas ações itinerantes, traz novos doadores e automaticamente faz com que nosso estoque aumente. Nas cirurgias eletivas e de emergência sempre precisamos de sangue. Nesse período, em que as férias estão se aproximando, o número de doações diminui, por isso é tão importante a ajuda e o apoio do Exército Brasileiro nessa ação”. explicou a médica.
ServiçoNos dias 4, 5 e 6 de junho, a carreta do Hemoap estará na Toca da Onça, localizada na Rodovia Duca Serra, no bairro Alvorada, no horário de 7h30 às 11h30.
Principais pré-requisitos
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Ter entre 16 e 69 anos.
Recomendações para o dia da doação
- Estar bem alimentado;
- Estar descansado;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12h anteriores à doação;
- Não fumar pelo menos 2h antes da doação.
Hemoap
Além da unidade móvel é possível realizar a doação de sangue no prédio do Hemoap, que fica localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá. O funcionamento ocorre das 7h30 às 12h30.
Em caso de dúvidas ou informações é possível entrar em contato pelo número 96 98414- 1779 (WhatsApp).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!