Governador Clécio Luís reforça ensino superior com nomeação de 110 novos professores aprovados no concurso da Ueap
Este é o maior concurso realizado na história da universidade do estado, que passou de 91 para 206 docentes para os 18 cursos.
Professores passam a integrar o quadro efetivo em 18 cursos da Ueap
O governador Clécio Luís nomeou 110 novos professores aprovados no maior concurso público da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) nesta terça-feira, 28, em Macapá. O certame, lançado em setembro de 2023, garantiu o aumento de 91 para 206 docentes no quadro efetivo da instituição de ensino superior.
Os nomeados passam a compor os colegiados de 18 cursos oferecidos pela Ueap nos prédios do Campus I, Setor Administrativo, Campus Graziela, em Macapá, e Campus Território dos Lagos, no município de Amapá. O último concurso para professor na universidade ocorreu em 2014.
Para Clécio Luís, a nomeação dos profissionais de ensino representa não só o reforço da educação superior no estado, mas também simboliza o crescimento econômico do Amapá com a possibilidade de chamamentos de novos servidores efetivos na educação e segurança pública.
"Ontem anunciei mais 500 policiais militares, hoje mais 250 bombeiros. Isso só é possível porque nossa economia está melhorando, por isso acredito na universidade amapaense, acredito que ela tem uma função, um papel na economia. Precisamos investir na pesquisa e extensão acadêmica, para que a pesquisa aplicada nos ajude a melhorar nossa economia", discursou o governante.
Os 110 novos servidores do concurso dos docentes somam com os outros 101 técnicos administrativos empossados em março deste ano. De acordo com a reitora da Ueap, Kátia Paulino, os novos educadores chegam em um momento significativo para a história da Ueap, que completa 18 anos na próxima sexta-feira, 31.
"Todo o cuidado no zelo com que nós conduzimos esse processo foi para recepcionar profissionais que colaborem com essa potencialidade, que colaborem com esse movimento econômico sustentável do nosso Estado, para o desenvolvimento de uma visão humanitária, defensora por direitos humanos e por princípio da administração pública", reforçou a reitora.
A professora nomeada, Ana Karoliny, será uma das primeiras a lecionar no novo curso de direito da Ueap, lançado no processo seletivo deste ano. Para ela, a posse simboliza gratidão pelas jornadas enfrentadas dos estudos até a posse.
"Muito da nossa comemoração sentimentaliza a gratidão e importância, tendo em vista que nós somos os aprovados da primeira turma de direito da Ueap. É com a mesmo satisfação que hoje nós recebemos a nossa nomeação e agradecemos também ao Governo do Amapá por isso", destacou a professora.
Investimentos na educação superior
O Governo do Amapá trabalha em diversas frentes de atuação com foco no desenvolvimento e fortalecimento das instituições públicas. Com um ano e meio, o Governo lançou dois concursos na Universidade do Estado do Amapá voltados ao fortalecimento do serviço público e educacional com 101 vagas para técnicos e 110 para novos professores.
Além disso, a instituição recebeu a implantação do primeiro curso de bacharelado em direito, com 50 vagas já no atual processo seletivo. A Ueap recebeu ainda, em abril de 2023, a ampliação da estrutura do Campus Território dos Lagos, com entrega de laboratórios equipados para o curso de engenharia agronômica e matemática.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!