Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá e Prefeitura de Santana entregam mais de 150 kits de alimentos para famílias em vulnerabilidade social

Ação, coordenada pelo Comitê de Respostas Rápidas do Estado, auxilia os moradores de Santana e Mazagão.

Por Leidiane Lamarão
28/05/2024 22h30

Famílias atendidas foram catalogadas no período de alagamentos, devido às fortes chuvas que atingiram os municípiosFamílias atendidas foram catalogadas no período de alagamentos, devido às fortes chuvas que atingiram os municípios

O Governo do Amapá e a Prefeitura de Santana realizaram na terça-feira, 28, ação humanitária com entrega de kits de alimentos, itens para dormitório, higiene pessoal, limpeza e colchões para famílias em situação de vulnerabilidade social de Santana. Os artigos foram repassados para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Bairro Paraíso.

A ação é um desdobramento do trabalho realizado pelas Secretarias de Assistência Social dos municípios de Santana e Mazagão, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e pela Secretaria Estadual de Mobilização e Participação Popular, cujo plano de trabalho foi aprovado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

As famílias atendidas foram catalogadas, a partir dos registros de pedidos de ajuda que chegaram à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, no período de alagamento, devido às fortes chuvas que atingiram os municípios, nos últimos meses.

Os kits entregues às famílias fazem parte do Programas “Amapá sem fome”. A estratégia compõe a política pública "Acolher Amapá", lançada em abril deste ano para expandir a promoção da cidadania no estado. 

Para a trabalhadora de serviços gerais, Maria Santana, o sentimento é de muita emoção, por receber o acolhimento que sua família tanto precisa.

“Esse é momento de agradecer e, também, de sentir comoção por termos um governo que olha para nós, que vê nossas necessidades e nos acolhe, especialmente nesses momentos de angústias que passamos, por conta dos alagamentos. Espero que continuem nos dando apoio sempre que precisarmos” desabafou emocionada, Maria Santana.

De acordo com o secretário adjunto de Estado da Mobilização Social, Rarison Santiago, a atuação imediata dos governos municipal e estadual é uma forma de garantir à população seus direitos constitucionais.

“Esta ação integrada demonstra que o Governo está presente em todos os cantos do Amapá, levando ação humanitária a todos que necessitam, e assim, cumpre o seu papel social de garantir os direitos constitucionais das pessoas. No município de Santana não é diferente, garantimos o alívio imediato a essas famílias, vítimas de alagamentos por conta das fortes chuvas que aconteceram nesses últimos meses”, frisou Santiago.

A secretária de Assistência Social de Santana, Liliane Batista, explica que a ação é resultado do trabalho integrado entre a Prefeitura de Santana e o Governo do Estado.

“Conseguimos concluir este importante trabalho graças aos dados da Defesa Civil do Estado, que possibilitou a visita das nossas assistentes sociais às casas dessas famílias. Assim, foi possível identificar e quantificar o que eles precisavam para aliviar os problemas pelos quais passaram com os alagamentos. Com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social e das demais Secretarias de Governo, estamos conseguindo fazer essa entrega às famílias necessitadas” destacou Liliane Batista. 

O Governo do Estado em parceira com a Prefeitura de Santana continua trabalhando para fazer novas entregas e garantir assistência humanitária total para as famílias. 

A entrega dos kits da ação humanitária, também contou com a participação do coordenador da Defesa Civil do Estado, Tenente Oleno e do coordenador da Secretaria Estadual de Mobilização e Participação popular, Gilmar Tentes. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!