Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Amapá mais de 115 mil pessoas foram atendidas em ações da campanha 'Maio Amarelo' do Governo do Estado

Atividades educativas foram desenvolvidas nos 16 municípios do Amapá.

Por Andreza Teixeira
29/05/2024 22h00

Foram desenvolvidas ações na capital e nos 15 municípios do estado

Para marcar o encerramento da campanha Maio Amarelo, que visa reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito, o Governo do Amapá divulgou nesta quarta-feira, 29, um balanço da programação desenvolvida em todo o estado, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP). Ao longo do mês de maio, mais de 115 mil pessoas foram beneficiadas com ações educativas sobre segurança e paz no trânsito.

Este ano, com o tema “Paz no trânsito começa por você”, foram desenvolvidas ações na capital e nos 15 municípios do estado. Durante a programação, o Detran coordenou frentes de trabalho com foco na conscientização de pedestres, condutores de veículos e a comunidade, por meio de blitz educativas, adesivaços de veículos com distribuição de materiais educativos, além de palestras para crianças e adolescentes nas escolas estaduais.

De acordo com o diretor-presidente do Detran, capitão Rorinaldo Gonçalves, a campanha cumpriu seu papel ao levar mensagens de paz no trânsito para um grande número de cidadãos.

“O retorno da campanha superou nossas expectativas. A população amapaense abraçou o Maio Amarelo, sabendo da importância de adotar atitudes pacificadoras, a fim de colaborar para a construção de um trânsito seguro. Conseguimos conscientizar a comunidade de que somente com educação e responsabilidade poderemos reduzir os índices de mortes no trânsito”, ressaltou Gonçalves.

Ações repressivas

A Operação Lei Seca realizou abordagem de 458 condutores, 134 infrações foram registradas e uma pessoa foi encaminhada ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Operação Descarga Livre

Nos dias 12 e 23 de maio, o Detran Amapá deflagrou a operação “Descarga Livre”, que  teve como objetivo coibir a atuação de motoristas que dirigem veículos com escapamento adulterado, infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Durante as barreiras, 294 pessoas foram abordadas e 70 autos de infração foram lavrados.

O trabalho contou com o apoio da Polícia Militar (PM–AP), por meio dos batalhões de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), além da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTrans).

Mutirão de doação de sangue

Mais de 100 pessoas participaram do mutirão de doação de sangue na carreta do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), que se instalou no Detran, no período de 12 a 24 de maio. 

A ação teve como público-alvo os servidores do Detran, além de profissionais da segurança pública e a comunidade dos bairros da Zona Norte da capital, o objetivo da atividade foi aumentar o estoque de sangue do hemocentro, uma vez que parte do material coletado destina-se as vítimas de acidentes de trânsito. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!