Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá encerra programação do mês de combate a LGBTfobia com shows e ação de cidadania e saúde

Durante o mês de maio, as medidas de combate ao preconceito foram intensificadas com o apoio de instituições estaduais.

Por Alice Palmerim
29/05/2024 19h00

O evento contou com a apresentação de vários artistas e oferta de serviços aos participantes e o público em geral

Com diversão, alegria e muita música, assim encerrou a programação da campanha “Preconceito Exclui, Respeito Transforma”, do Governo do Amapá, nesta quarta-feira, 29, em frente da Casa do Artesão, na orla de Macapá. 

Durante o mês de maio, ações de enfrentamento a LGBTfobia foram realizadas pela Comissão Especial da Promoção dos Direitos Humanos, com o apoio de diversos órgãos e instituições estaduais, entre elas, a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM). 

Diversos serviços foram ofertados como de orientação jurídica, assistência social, emissão de documentos, encaminhamentos para união estável e nome social, orientação nutricional, massoterapia, vacinação e distribuição de preservativos.

Também foi realizada feira de artesanato, shows artísticos com a população LGBTQIA+ e apresentação da banda de percussão da Escola Estadual Professora Esther da Silva Virgolino. O evento foi transmitido, ao vivo, pela equipe da Rádio Difusora de Macapá.

Durante a ação foram distribuídos, pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), 50 kits de autoteste de HIV. De acordo com a técnica de saúde da SVS, Yurina Pupo, o autoteste pode ser feito de forma mais reservadas e segura, em casa.  

“O teste é autoexplicativo e em caso de resultado positivo, é importante procurar com brevidade, uma instituição de saúde para fazer um teste confirmatório”, alertou a Yurina. 

Uma das pessoas que prestigiou a ação foi a empreendedora, Amanda Manuele, de 21 anos, que mora na Zona Norte. Ela reforçou a importância do evento.

“Essa ação foi muito bem organizada, achei ótima. Deveria acontecer com mais frequência, porque é muito importante termos acesso a esses serviços, além de cuidar da saúde, elevamos nossa autoestima”, alertou Amanda.  

Capacitação de servidores públicos e o lançamento do manual para melhorar o atendimento e o acolhimento da população LGBTQIA foram algumas das atividades realizadas pelas instituições, como explica o presidente da Comissão Especial da Promoção dos Direitos Humanos, André Lopes.

“O Governo do Amapá vem reafirmando o compromisso com a população LGBTQIA+ desde quando assinou a carta da criação da Comissão Especial, em conjunto com os três Poderes. Todas as secretarias envolvidas nesse processo estão trabalhando na melhoria da qualidade do serviço para aprimorar o atendimento e o acolhimento da população LGBTQIAPN+, visando uma sociedade mais justa e mais igualitária”, pontuou o presidente.

 A coordenadora do Centro de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo (AMA-LBTI), Simone de Jesus, destacou o trabalho que vem sendo feito para evidenciar as temáticas e as políticas públicas. 

“Estamos trazendo vários serviços para esse espaço em frente à Casa do Artesão. Realizamos um árduo trabalho para fortalecer o nosso compromisso com a população LGBTQIA+. Nesse processo muita gente está se juntando a nós, juntos somos fortes e não vamos admitir que continuem nos matando”, disse a coordenadora. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!