Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá recebe investimento para farmácia oncológica e garante assistência aos pacientes da Unacon

Com recursos de aproximadamente R$ 4 milhões, a unidade mantém estoques de medicamentos.

Por Paolla Gualberto
31/05/2024 17h49

Nos últimos meses, Unacon registrou alto número de novos pacientes na unidade.

O Governo do Amapá mantém o abastecimento total de medicamentos da farmácia da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), que atualmente realiza o tratamento de mais de seis mil pacientes. A garantia do estoque pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi através de aproximadamente R$ 4 milhões, disponibilizados por emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues. A iniciativa integra o Plano de Governo que trata a saúde pública como prioridade inegociável da gestão.

A Unacon faz parte do complexo hospitalar do Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (Hcal), em Macapá, responsável pelo abastecimento regular de medicamentos oncológicos, para pacientes que antes tinham que sair do estado para realizar o tratamento. A Unidade está registrando 50 novos pacientes por mês.

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, os medicamentos de alto custo possuem um alinhamento e planejamento diferenciado. "Hoje temos medicamentos para os próximos oito meses, mas trabalhamos de forma antecipada para que o estoque seja reabastecido e os pacientes sejam assistidos de forma integral, sem que faltem os insumos necessários", relata Vedovelli.

A Unacon conta com leitos de observação, poltronas, móveis para quem precisa fazer quimioterapia de longa duração, consultórios médicos, sala de estabilização e espaço de convivência. Na Unidade são ofertados serviços ambulatoriais, quimioterapia, imunoterapia e pronto atendimento.

O senador Randolfe Rodrigues destaca que a destinação de recursos é muito importante para a manutenção do tratamento dos pacientes, a fim de que não haja interrupções que agravem o quadro clínico.

"O tratamento oncológico é uma de nossas prioridades, quem tem câncer tem pressa, então continuaremos destinando recursos para que a saúde pública seja resolutiva e eficaz", pontua.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!