Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com incentivo do Governo do Estado, 2° Congresso Médico Amapaense atrai mais de 500 profissionais da saúde

São dezenas de palestras, minicursos, apresentação de trabalho científico sobre a evolução da medicina na Amazônia.

Por Jamylle Nogueira
01/06/2024 07h00

Programação segue até este sábado, 1, possibilitando uma atualização profissional por meio de debates com especialistas

O 2° Congresso de Médico Amapaense, que reúne especialistas de várias partes do país, prosseguiu nesta sexta-feira, 31, com a programação que está ofertando mais de 80 palestras, minicursos e mesas redondas durante o evento. A iniciativa, com apoio do Governo do Estado, atraiu mais de 500 profissionais e acadêmicos da área com o intuito de debater sobre os novos rumos dos atendimentos e a modernização da saúde no Amapá e na Amazônia.

O médico urologista e professor universitário, Rogério Fraga, veio do Paraná para palestrar sobre infecção urinária no homem e apresentar aos amapaenses seu software de mentoria, realidade virtual e metaverso em saúde pélvica, que permite ao profissional ter acesso as aulas práticas sem precisar de locomover da sua região.

“No meu entendimento, a distância geográfica não pode ser uma fronteira para o conhecimento. Então com o software, uma pessoa que possui óculos de realidade virtual, notebook, ou celular, consegue assistir de forma isolada numa modalidade que só ela ver, ou ela pode entrar numa sala coletiva que é o metaverso e participar de qualquer parte do Brasil ou do mundo de uma aula prática de anatomia funcional. Apresentar essa inovação aqui no Amapá é a realização de um sonho”, descreveu o especialista.

Para o acadêmico do 1° semestre de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Gustavo Garcia, de 18 anos, o evento é uma grande oportunidade para conhecer um pouco mais sobre sua futura profissão.

“Essa é uma grande oportunidade para nós acadêmicos, pois aqui temos todos os tipos de especialidades médicas, o que nos fornece um leque de conhecimentos e favorece uma troca riquíssima de experiências. Esse é o primeiro de muitos congressos que pretendo participar em nosso Estado”, declarou o jovem.

O presidente do comitê gestor do evento, Aljerry Rego, destacou que além da troca de conhecimentos entre os especialistas e acadêmicos, eventos como esses fomentam a economia e o turismo local, pois conta com participantes de várias partes do país.

“O Amapá tem sido palco de muitos eventos de grande porte, e isso coloca nosso estado em evidência, além de promover e contribuir para o conhecimento e aprimoramento profissional dos médicos que trabalham em prol da saúde da população”, frisou o presidente.

Tendo como um dos focos principais o fortalecimento dos atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), a programação que segue até este sábado, 1, possibilita uma atualização profissional por meio de debates com renomados profissionais da área médica, discutindo os mais recentes avanços e desafios na promoção da saúde na Amazônia.

A iniciativa, que iniciou na noite de quinta-feira, 30, é realizada pela Academia de Medicina, Associação Médica, Conselho Regional de Medicina e associações de especialidades do estado. Além disso, também conta com apoio do curso de Medicina da Unifap.

2º Congresso Médico Amapaense

O apoio ao Congresso Médico Amapaense, faz parte da política do Governo do Estado de estimular e investir na realização de grandes eventos, gerando negócios e atraindo a movimentação turística e econômica no Amapá. O evento é uma oportunidade de especialistas compartilharem experiências com médicos generalistas, que atendem nas UBSs e UPAs, nos pronto-atendimentos e nas unidades de saúde do interior.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!