Festival Brasil Sabor: amapaenses participam da final nacional do concurso gastronômico Abrachefs 2024
Pela 1ª vez no Amapá, evento com apoio do Governo do Estado, reúne profissionais de todos os estados brasileiros.
Prato de filhote com pêsto de castanha do Pará, manjericão, arroz de tucupi e farinha, além da bebida de açaí estão na disputa
A Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) deu início nesta sexta-feira, 31, a 18ª edição do Festival Brasil Sabor, tendo como palco o Novo Trapiche do Santa Inês, às margens do Rio Amazonas, na orla de Macapá. Promovido com o apoio do Governo do Estado, essa é primeira vez que o Amapá sedia a final do concurso nacional Abrachefs Brasil 2024, que reúne profissionais da gastronomia de todos o país.
O investimento no Festival Brasil Sabor faz parte da política de fortalecimento do turismo, a partir de grandes eventos, estabelecida no Plano de Governo da gestão, com a finalidade de aquecer a economia e gerar mais emprego e renda para a população.
Representando o Amapá, nesta final, Fabrício Pires (chefe de cozinha) e Lucas Uchoa (bartender) prometem dar o melhor, para conquistar o prêmio e exaltar a conquista no Meio do Mundo.
Nesta sexta-feira, 31, o chef Fabrício Pires participou da disputa, preparando um prato de filhote com pêsto de castanha do Pará e manjericão, acompanhado com arroz de Tucupi e farofa da farinha de ralo também com castanha do Pará. “Dever cumprido, deu tudo certo e eu sei que fiz o meu melhor, agora é aguardar o resultado” contou aliviado o chefe de cozinha.
No domingo, dia 2, será a vez da apresentação do bartender Lucas Uchôa, que vai em busca do título preparando uma bebida com o fruto regional mais amado por todos os amapaenses, o açaí. Vencedor da seletividade regional, em 2023, Lucas conta que não pode falar o que vai fazer, mas adianta que atenderá ao critério de utilizar um produto regional, no caso, o saboroso fruto.
“A ansiedade é grande, mas garanto que será algo muito bom, feito com açaí. O Clima entre os competidores é amistoso, a gente ficou muito feliz da final está acontecendo aqui no Amapá. Eu prometo que vou fazer o meu melhor e torcer para que o prêmio seja do Amapá” destacou com expectativa, o bartender.
De acordo com o coordenador do Festival Brasil Sabor, Sandro Bello, “o evento congrega tudo o que há de melhor no mercado e por isso o Amapá não poderia ficar de fora”.
Para avaliar os chefes de cozinha de todo o Brasil, o estado recebeu um corpo de jurados conceituados, composto por três chefs internacionais franceses e um peruano. No domingo, 2, um novo corpo de jurados se une para avaliar também o melhor Bartender Brasileiro.
A Secretária de Estado de Turismo, Syntia Lamarão, falou do apoio do Governo do Estado no evento que movimenta a economia e apresenta o Amapá como um local atraente para o turismo.
“Esse é mais um investimento do Governo do Estado aos grandes eventos, para atrair o turista, gerar entretenimento, garantir a geração de emprego, renda e fomentar a economia, e o Festival Brasil Sabor, congrega todas essas variantes econômicas” garantiu a secretária.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!