Governo do Amapá realiza capacitação para profissionais de saúde sobre manejo clínico da sífilis, em Macapá
Ação aconteceu nesta terça-feira, 4, e visa atualizar informações sobre diagnóstico, tratamento e monitoramento da doença.
Atividade contou com a participação de 50 profissionais de saúde
Nesta terça-feira, 4, o Governo do Amapá realizou uma capacitação para abordar o manejo clínico da sífilis. A ação, que contou com a participação de 50 profissionais de saúde que trabalham em maternidades e com atenção básica, aconteceu no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em Macapá.
Coordenada pela SVS, a atividade busca atualizar os profissionais sobre os tipos da doença e a importância do tratamento adequado para evitar complicações da infecção, divulgando informações sobre diagnóstico, tratamento e monitoramento.
“Estamos envolvidos na qualificação dos profissionais para reforçar o diagnóstico e manejo dos casos. Além disso, o fortalecimento da rede para a redução das taxas de sífilis no estado é uma de nossas prioridades”, destacou o superintendente da SVS, Cassio Peterka.
A enfermeira Ana Lucia Brito trabalha na Unidade de Saúde da Ilha de Santana, e disse que o treinamento é uma soma de conhecimentos.
“É de suma importância nos atualizarmos, pois precisamos ser eficazes para atender nossos pacientes. Essa capacitação nos proporcionou novos conhecimentos para que possamos oferecer um atendimento de qualidade”, ressaltou Ana.A capacitação contou uma palestra do enfermeiro Florinaldo Carreteiro, especialista em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que trouxe o tema “Sífilis: tipos da doença, diagnóstico precoce e tratamento”.
“A detecção precoce de sífilis é o maior indicador de eficácia na resolução do problema, mas para isso, o profissional precisa estar sempre atualizado com as técnicas e diagnóstico da doença. Com exames, diagnóstico precoce e tratamento adequado, podemos eliminar a doença do paciente”, frisou Carreteiro.
Sífilis
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que tem cura. Como nem sempre apresenta sintomas, principalmente nas fases iniciais, é muito importante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer a testagem, cujo resultado fica pronto em 30 minutos, além de fazer o tratamento de forma correta.
O Amapá registrou, em 2023, 975 casos de sífilis adquirida e 144 casos congênitos. A principal forma de prevenção da IST é o uso do preservativo, seja ele masculino ou feminino, em todas as relações sexuais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!