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Governo do Amapá promove encontro pedagógico para professores do ensino modular indígena, em Macapá

Momento acontece em preparação para o início do terceiro módulo do ano, no dia 11 de junho.

Por Leo Nilo
04/06/2024 18h00

O ensino modular indígena atende mais de 2 mil estudantes, em várias comunidades do Amapá

Cerca de 150 professores do ensino modular indígena foram reunidos pelo Governo do Amapá nesta terça-feira, 4, para um encontro pedagógico na Secretaria de Estado da Educação (Seed). Na ocasião, os profissionais trocaram experiências em preparação para o início do novo módulo, no dia 11 de junho, e compartilharam soluções para os desafios enfrentados.

O ensino modular indígena atende mais de 2 mil estudantes em várias comunidades do Amapá, e permite que localidades distantes tenham acesso à educação. Nesta modalidade, os professores precisam morar nas aldeias indígenas durante o período letivo, que dura 40 dias por estágio.

“A cada entrada de módulo, reunimos os professores para fazer esse debate. A partir destes encontros tivemos muitos avanços, pois procuramos solucionar as dificuldades relatadas pelas equipes. Avançamos na entrega de combustível, na revitalização de alojamentos e no repasse de materiais didáticos”, ressaltou o coordenador de Educação Específica da Seed, Emerson Ramos.

Este é o terceiro encontro pedagógico para profissionais desta modalidade em 2024. Para a professora Sara Penafort, de 35 anos, momentos como este são essenciais, pois atendem as necessidades específicas dos profissionais que se deslocam às aldeias para lecionar.

“Enfrentamos dificuldades em relação à língua, em relação às diferenças culturais. Então, momentos como esse, em que trocamos experiências e damos dicas de como se preparar para cada comunidade são muito valiosos”, contou a professora.

Os professores irão viajar até as aldeias indígenas já neste domingo, 9. A previsão é que as aulas do terceiro módulo de 2024 comecem na próxima terça-feira, 11 de junho.

Ensino modular

O Sistema Modular de Ensino é uma estratégia para garantir o acesso à educação às comunidades mais distantes. Nele, os alunos têm aulas em cinco módulos, com disciplinas diferentes em cada um.

Ao final de cada período, as disciplinas e os professores são redistribuídos entre as localidades. Neste sistema de rodízio, todos os estudantes têm acesso aos conteúdos necessários para a formação básica.

 

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