‘O meio ambiente é o caminho para desenvolver o Amapá’, destaca o governador Clécio Luís na abertura do ‘Junho Verde’
Gestor assinou a instrução normativa do açaí e o decreto diretriz para construção do Plano Estadual de Bioeconomia.
Governador ressaltou a construção de políticas públicas em um ano e 5 meses de gestão
Celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente e o lançamento da campanha “Junho Verde 2024”, nesta quarta-feira, 5, o governador do Amapá, Clécio Luís, assinou a instrução normativa do manejo do açaí e o decreto diretriz para a construção do Plano Estadual de Bioeconomia. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, em Macapá, e reuniu gestores públicos, técnicos, extrativistas e agricultores.
Na ocasião, o governador ressaltou a construção de políticas públicas em um ano e 5 meses de gestão a partir de decisões que garantem a segurança ambiental e jurídica, e pontuou o meio ambiente como o caminho para o desenvolvimento do estado.
“Queremos transformar o meio ambiente no farol para as outras áreas de governo, para nos desenvolver e crescer a partir dos nossos indicadores ambientais. Assim, seremos capazes de atender às demandas das pessoas que precisam ter acesso a meios de produção e bens de consumo. Hoje, simplificamos ao máximo uma das principais atividades do Amapá e uma das maiores em termos econômicos e geração de emprego, que é a cadeia produtiva do açaí”, reforçou o governador.
A resolução desburocratiza o licenciamento ambiental do manejo do açaí e tira a obrigatoriedade do cadastro dos produtores, batedores e exportadores no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), tornando o processo autodeclaratório e melhorando o desempenho dos açaizais nativos.“Com a iniciativa do Governo do Estado, é possível tirar as travas do desenvolvimento e autorizar, com responsabilidade, quem quer empreender no Amapá. Estamos caminhando para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Josiel Alcolumbre.
Durante o evento, agricultores de comunidades rurais e urbanas do estado receberam simbolicamente o documento de Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), que vai permitir o acesso aos recursos do programa Amapá Mais Produtivo, do Governo do Amapá.Representando o senador Randolfe Rodrigues na cerimônia, o economista Charles Chelala destacou os avanços no desenvolvimento ecológico e econômico no Amapá, onde todos os cuidados ambientais tomados são exemplos para todo o planeta de como conciliar o progresso econômico com a preservação ambiental.
“Parabenizo o Governo do Amapá pelo que está sendo feito pelo meio ambiente, pois, em um ano e poucos meses de gestão, avançou-se milhares de quilômetros nessa situação. São termos de referência estruturados e definidos que dão segurança jurídica ao empreendedor”, pontuou Chelala.
Junho Verde
O evento oficial ocorre entre 5 e 8 de junho, mas a programação se estende durante todo o mês. A campanha visa estimular a participação dos cidadãos em ações voltadas para a sustentabilidade, além de reforçar o debate ambiental no Amapá, estado que será subsede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!