Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá auxilia estudantes do ensino médio a se inscreverem no Enem 2024

Foram disponibilizados computadores, internet e apoio técnico aos alunos na Escola Estadual Maria Ivone de Menezes.

Por Leo Nilo
06/06/2024 16h15

O momento foi coordenado por professores da Central do Enem

Os alunos que enfrentaram dificuldades para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) receberam o auxílio do Governo do Amapá nesta quarta-feira, 5, com a disponibilização de computadores, internet e apoio técnico. A ajuda foi ofertada na Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, localizada no bairro Cidade Nova.

O momento foi coordenado por professores da Central do Enem, um projeto organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) que prepara os alunos para a avaliação com aulas diferenciadas ao longo do ano. A expectativa é que mais de 8 mil estudantes da rede pública se inscrevam para realizar a prova em 2024.

O auxílio esteve disponível para os estudantes que estão concluindo o ensino médio, os treineiros e alunos egressos, ou seja, que já concluíram o 3º ano. De acordo com a coordenadora pedagógica da Central do Enem, Edmilsa Castro, a equipe propôs esse dia focado nas inscrições após relatos de erros cometidos durante o cadastro.

“Estudantes de anos anteriores se candidataram a ações afirmativas por acidente, ou se inscreveram para fazer a prova em outro município. Isso prejudica o aluno, que estudou o ano inteiro para fazer a prova e se vê impedido por motivos técnicos. Por isso, montamos esse espaço para orientar eles”, explica a coordenadora.

Uma das estudantes auxiliadas foi a jovem Kamilly Oliveira, de 17 anos, que sonha em ter um bom desempenho no Enem para cursar Direito. A aluna conta como o apoio dos professores a ajudou a tirar as dúvidas da inscrição.

“Participo da Central do Enem aqui na escola, e esse apoio me ajuda muito. O processo de se inscrever é longo e cheio de detalhes, por isso é muito bom a ajuda dos professores. Além disso, muitas vezes os estudantes não têm internet em casa, então aqui eles podem garantir a vaga na prova”, afirma a aluna.

Enem

O Enem é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e é o principal método de entrada nos cursos de ensino superior do Brasil. Por isso, o Governo do Amapá promove ações para fomentar a  participação dos estudantes estaduais no exame ao longo do ano inteiro, com iniciativas como as aulas da Central do Enem, que acontecem semanalmente em 13 escolas-polo.

A Central do Enem aborda os conteúdos de acordo com cada área de conhecimento exigida no exame, divididas entre Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação. O projeto finaliza em uma revisão para mais de 5 mil estudantes, no final de semana da avaliação.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!