Governo do Amapá entrega as primeiras salas de acolhimento para filhos de estudantes da Educação de Jovens e Adultos
A iniciativa é parte do Plano de Governo que valoriza e oferece reforço na educação de jovens e adultos.
Acolhimento: crianças aproveitam o espaço lúdico com monitores enquanto os pais estudam
Reconhecendo a importância da Educação de Jovens e Adultos, o Governo do Amapá entregou nesta quarta-feira, 5, as primeiras duas salas de acolhimento do programa "Crescendo Juntos". Os espaços foram criados para apoiar os estudantes da EJA que não têm com quem deixar os filhos enquanto estudam.
A iniciativa tem a finalidade de dar suporte para os alunos prosseguirem estudando e não deixarem os filhos em situação de vulnerabilidade social. A impantação do programa "Crescendo Juntos", faz parte do Plano de Governo para combater a evasão escolar de mães matriculadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
É o compromisso da gestão atual em trazer para nosso estado, programas que façam a diferença na vida das pessoas que pretendem continuar os estudos e precisam de apoio.
“Este é um dia histórico para o Amapá. Somos um dos primeiros estados do Norte do país a implantar essas salas de acolhimento para garantir a dignidade, continuidade do estudo e novas perspectivas para pais e mães da educação de jovens e adultos no Amapá”, enfatizou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
As salas entregues estão localizadas nas escolas estaduais Mário Quirino da Silva, no bairro do Congós e Rivanda Nazaré da S. Guimarães, no Novo Horizonte, ambas no município de Macapá. As unidades educacionais foram especialmente preparadas para oferecer um ambiente adequado, colorido e divertido para as crianças, contando com monitores, cuidadores, material pedagógico e lúdico.Na escola estadual Mário Quirino estudam 629 alunos, desse total pelo menos 27 estudantes são responsáveis por crianças de até 10 anos, e não tinham com quem deixá-los para irem às aulas.
“Antes da entrega das salas de acolhimento, os alunos ficavam com os filhos em sala de aula e isso dificultava o aprendizado dos estudantes. Agora, as mães vão ficar tranquilas sabendo que os filhos estão seguros, além de estarem adquirindo conhecimento no mesmo ambiente escolar”, destacou a diretora da escola Mário Quirino, Giza Braz.
Para o diretor da escola estadual Rivanda Nazaré, Renan Maciel, o programa já traz benefícios pedagógicos e sociais para alunos da Zona Norte de Macapá.“Além de ser um grande auxílio para o aprendizado dos estudantes da EJA, o programa Crescendo Juntos também traz benefícios sociais, evitando que as crianças, que não tem onde ficar, se tornem vulneráveis. É uma excelente iniciativa”, pontuou o gestor.
Projeto Crescendo JuntosO programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) e tem como público-alvo mulheres mães, matriculadas na EJA, que têm filhos entre até 10 anos.
Além de ser fundamental no combate a evasão escolar, o programa atende as metas e estratégias preconizadas no Plano Estadual de Educação, no que tange o desenvolvimento de modelos adequados às necessidades específicas dos educandos desta modalidade de ensino (estratégia 10.8 – PEE).
Para a responsável técnica do programa, Eunice Cristine, a entrega das salas é a efetivação de um sonho de melhorias na educação do Amapá.“Esse desejo é antigo e agora o Governo do Amapá apoiou esta ideia, e em menos de cinco meses já colocou tudo em prática. Este momento é o resultado de que podemos melhorar nossa educação com o apoio de todos”, disse Eunice.
Os profissionais que atuarão no programa têm como meta acolher, cuidar, educar e ocupar os filhos e enteados das estudantes da EJA, proporcionando condições adequadas de segurança, de bem-estar e de desenvolvimento às crianças, no período em que suas mães estão frequentando as aulas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!