Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Fico feliz em cuidar da saúde da minha filha', diz mãe, no Dia Nacional do Teste do Pezinho

Carolina Suárez levou a pequena Mariana para se submeter ao exame neonatal, que identifica mais de 30 doenças.

Por Andreza Teixeira
06/06/2024 17h00

Carolina e seu esposo foram até o HMML para garantir o exame da pequena Mariana

Nesta quinta-feira, 6 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos. O exame é obrigatório e gratuito e está entre os testes preventivos, que investigam, de forma precoce, diversas doenças no bebê. No Amapá, o Governo do Estado realiza o exame gratuitamente no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) e na Maternidade Bem Nascer. 

Carolina Suárez, é mãe da Mariana, de apenas seis dias de vida, ela conta que no seu país de origem, a Colômbia, os bebês não realizam esse teste na rede pública. Morando no Amapá há sete anos, ela foi orientada sobre a importância do exame e realizou o procedimento no Hospital Mãe Luzia. 

“Não sabia que esse exame era necessário, mas depois que tive a Mariana, as enfermeiras me orientaram e vi que era muito importante. Tenho outro filho, que nasceu na Colômbia e ainda mora lá e ele nunca realizou o exame. Aqui recebemos esse benefício para a saúde dela e ficamos muito felizes pelo governo nos proporcionar isso”, disse Carolina. 

O teste é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e permite identificar doenças genéticas e metabólicas, como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita. A coleta é realizada enquanto o recém-nascido fica no colo da mãe ou de familiares ou seio materno, de forma a garantir que o bebê se sinta acolhido e confortável, a fim de minimizar o desconforto da picada. 

Quando são detectadas alterações nos exames, os casos são encaminhados para tratamento, dessa forma, os riscos de complicações para o bebê são minimizados. Fazer o exame nos primeiros dias de vida é essencial, orienta a diretora do HMML, Cristiane Barros.

“A primeira amostra do teste do pezinho deve ser colhida entre dois a sete dias de vida. A detecção, diagnóstico e tratamento precoce das doenças genéticas, metabólicas e infecciosas podem evitar os agravos de saúde, mortalidade e incapacidades nas crianças, por isso damos ênfase a realização do exame, para que os recém-nascidos se desenvolvam e não apresentem problemas graves de saúde”, alertou a diretora.

A agricultora, Aldemira Gonçalves, veio do município de Calçoene para dar à luz ao Kaleo. Quando ele completou dois dias de vida ela o levou para realizar o exame. “Eu acho importante e como o governo nos oferece toda essa assistência vim ter o meu bebê aqui. Hoje também ele vai realizar o teste do olhinho e só vamos retornar para casa depois que ele fizer todos os exames”, contou Aldemira.  

Assim como o Kaleo, 4.277 recém-nascidos realizaram o Teste do Pezinho em 2023, no Hospital Mãe Luzia.

“O Teste do Pezinho é fundamental para detectar precocemente doenças graves tratáveis e o Governo o oferece gratuitamente. Com a detecção precoce dessas enfermidades, é possível se iniciar tratamentos específicos, que permitem diminuir ou eliminar possíveis lesões e até mesmo evitar a morte ”, ressaltou o secretário de assistência hospitalar, Carlos Sena. 

Atendimento

O Hospital da Mulher Mãe Luzia atende crianças nascidas na rede pública e particular. Por recomendação do Ministério da Saúde, o teste deve ser realizado, preferencialmente, entre o terceiro e o sétimo dia, podendo ser extensivo até o 28º dia de vida do bebê, com exceção dos prematuros.

O responsável pelo recém-nascido deve levar cópia da identidade, cartão do Sus da mãe, cartão de vacina ou a Declaração de Nascido Vivo (DNV) da criança. O atendimento é de segunda a sexta, nos horários: 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.

Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!