Em cinco meses, Ouvidoria da Controladoria-Geral do Amapá resolve mais de 95% das demandas
Plataforma reforça a transparência e recebe em média, 150 solicitações por mês.
A partir das demandas dos cidadãos, o órgão constrói políticas públicas inclusivas
A Ouvidoria da Controladoria-Geral do Governo do Amapá atua através da plataforma de atendimento virtual “OUV Amapá”. Em cinco meses, a ferramenta registrou 95.34% de questões, entre pedidos de informações e manifestações. O sistema é parte do Plano de Governo da gestão para promover a resolutividade, interação e simplificação do funcionalismo público.
Entre janeiro e o início de junho deste ano, a plataforma registrou mais de 570 solicitações. Destas, mais de 540 foram respondidas. Dos 365 pedidos de informação, 285 tiveram retorno, enquanto 44 seguem em tramitação. O tempo de resposta médio ao público é de 30 dias.
A plataforma “OUV Amapá” permite que os cidadãos peçam informações públicas e façam manifestações, por meio de um endereço eletrônico, a fim de potencializar o diálogo entre a administração pública e a população. Neste ano, a ferramenta começou a receber casos de corrupção e assédio no serviço público.
Além das solicitações, o canal permite que os usuários acompanhem os resultados da Ouvidoria do Amapá, que apresentam painéis informativos e relatórios gerais e individuais de cada departamento público, de acordo com o ouvidor-geral da Controladoria Geral do Estado do Amapá (CGE), Magdiel Ayres.
“Quando analisamos esses dados percebemos a alta capacidade de resposta e resolutividade dos registros pela equipe da Ouvidoria do Estado. O “OUV Amapá” se tornou uma ferramenta estratégica da Ouvidoria como indutora do controle social na sociedade amapaense. É uma vitória para a administração pública”, destacou o ouvidor.Fortalecimento institucional para a população
Em março, o Governo do Amapá reuniu secretarias e demais órgãos ligados à gestão pública para partilhar dados do evento “Ouvidoria Day”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado. A proposta foi avaliar as políticas das instituições públicas para manter o diálogo, ouvindo opiniões, reclamações e denúncias da população, para que as políticas públicas existentes sejam replicadas, compartilhadas e entendidas por todos os agentes públicos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!