Com apoio do Governo do Amapá, Centro de Educação Profissional Josinete Barroso promove feira de empreendedorismo estudantil
A comunidade escolar pôde conhecer e comprar produtos feitos pelos próprios estudantes do centro.
Estiveram à venda produtos como roupas, acessórios, artesanatos, doces e salgados
Com apoio do Governo do Amapá, o Centro de Educação Profissional Josinete Oliveira Barroso (Cepajob) promoveu, no dia 5 de junho, uma feira de empreendedorismo estudantil. Durante o evento, a comunidade escolar pôde conhecer e adquirir produtos feitos pelos próprios alunos, em uma ação que incentivou o protagonismo estudantil e valorizou os pequenos negócios.
Foram vendidos produtos como roupas, acessórios, artesanatos, doces e salgados, em oito estandes de exposição. Além da feira, os visitantes puderam conhecer mais sobre os cursos ofertados pelo Centro, a partir de apresentações organizadas pelos professores. Na unidade, são ofertadas aulas em Serviços Jurídicos, Recursos Humanos e Administração.
A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, visitou a feira e aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso do Governo do Amapá com a educação profissional.
“Valorizar o empreendedorismo é fundamental, principalmente no Amapá. Esse incentivo tem sido uma política forte do Governo do Estado, principalmente nos Centros de Educação Profissional, em que os estudantes já estão inseridos no mercado de trabalho. Vamos continuar propondo ações para fomentar a prática”, ressaltou a secretária.
O estudante Francenildo Natividade, de 38 anos, foi um dos expositores que participaram do evento, com a venda de sabonetes sustentáveis à base de glicerina. Para o aluno, a feira representou uma oportunidade de colocar em prática os conteúdos de gestão que aprendeu em aula.
“A ideia de produzir o sabão ecológico surgiu em sala. O produto é inteiramente feito pelo nosso grupo, e gostamos muito dessa oportunidade de comercializar à comunidade. Esse pode ser um pontapé para as pessoas começarem os seus negócios”, explica o estudante.
De acordo com a diretora do centro, Lia Silva, de 47 anos, o objetivo da equipe com o evento foi fortalecer o aprendizado dos alunos por meio de experiências práticas e colaborativas. Além disso, os negócios foram incentivados a buscar soluções sustentáveis para os desafios do cotidiano.
“Os alunos aprenderam conceitos de gestão e negócios em todos os nossos cursos, em uma disciplina específica, e agora eles podem colocar em prática. Conteúdos como estratégias de marketing, processos logísticos e a criatividade puderam ser exercitados para esse momento”, contou a diretora.
Recepção da comunidade
O aluno da Escola Estadual Cecília Pinto, Adriel Nunes, de 17 anos, foi um dos que visitaram a feira estudantil, e afirma ter ficado feliz em conhecer novos empreendimentos amapaenses.
“Acho que é muito importante incentivar o empreendedorismo nas escolas e centros. Garante mais independência aos estudantes e fomenta a economia. Gostei dos produtos daqui e não teria conhecido se não fosse pela feira”, contou o aluno.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!