Governo do Amapá realiza visita técnica ao sistema penitenciário de Roraima para troca de experiências e estratégias
O objetivo é conhecer os procedimentos de rotina, as estruturas de segurança, administrativas e os projetos de trabalho dos apenados.
Gestores familiarizam-se com o funcionamento dos procedimentos implementados nas unidades prisionais
O Governo do Amapá realizou, nos dias 6 e 7, visita técnica à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e às cadeias públicas Masculina e Feminina, em Roraima (RR), com o intuito de fortalecer o sistema prisional do Amapá, através de troca de experiências e reforçando medidas de segurança no complexo.
A equipe amapaense foi composta pelo secretário José Neto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), pelo secretário adjunto da pasta, Marko Scaliso e pelo diretor do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Luiz Carlos Gomes e foi guiada pelo secretário de Justiça e Cidadania de Roraima, Hércules Pereira.
O objetivo é conhecer os procedimentos de rotina, as estruturas de segurança, administrativas e os projetos de trabalho e ressocialização dos apenados daquela instituição, para avaliar o modelo das boas práticas do sistema prisional roraimense e verificar a viabilidade de implementá-las na unidade prisional do Amapá.
"Viemos vivenciar como funcionam os procedimentos implementados nas unidades prisionais, a exemplo do que fizemos, no mês de maio, no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, no Pará. Revisamos os horário das visitas, entrega de alimentação e a conduta do próprio policial penal, no controle de impedir a entrada de aparelhos celulares na instituição", destacou José Neto.
Para a direção do Iapen, Roraima tem o sistema que mais se aproxima do Amapá, no tamanho da população carcerária e nas características climáticas. O diretor Luiz Carlos conta que durante a visita foi observado o funcionamento das unidades de segurança máxima, os procedimentos adotados, além das oficinas de trabalho utilizadas no processo de reintegração social dos custodiados.
No encontro, os gestores conheceram o Projeto Renascer, onde funciona as oficinas de trabalho de mecânica, borracharia, marcenaria, serralheria, entre outras.
"O intercâmbio é importante para o compartilhamento de ideias e estratégias para a melhoria do sistema penitenciário do nosso estado. O Iapen, além de cumprir o viés de fazer o preso totalizar a pena pelo crime cometido, quer proporcionar a essa pessoa a utilização desse tempo para se especializar profissionalmente e ajudar na reintegração na sociedade", destacou Gomes.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!