‘Aproveitei a oportunidade e agradeço demais pela ajuda’, diz jovem que recebeu apoio do Governo do Amapá para se inscrever no Enem 2024
Luana da Silva, de 18 anos, aproveitou a ação que ocorreu nesta sexta-feira, 7, o último dia de inscrições do certame, na Escola Gabriel de Almeida Café.
Foram disponibilizados computadores, internet e apoio técnico
Os alunos que enfrentaram dificuldades para se candidatar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) receberam auxílio do Governo do Amapá nesta sexta-feira, 7, o último dia de inscrições, para efetuar o processo. A ação aconteceu na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, em Macapá.
Uma das pessoas que realizou a ação foi a jovem Luana da Silva, de 18 anos, que concluiu o ensino médio no ano passado. Moradora de Santana, ela conta que não estava conseguindo fazer a inscrição para o exame pelo celular, mas que com a disponibilização de computadores, internet e apoio técnico, tudo ficou mais fácil.
“São muitos detalhes e informações, é muito fácil deixar de preencher algo ou ter que recomeçar o processo. Fiquei sabendo que a escola abriu as portas para quem quisesse realizar a inscrição para o Enem, então aproveitei a oportunidade e agradeço demais pela ajuda”, ressaltou Luana.O momento foi coordenado por professores da Central do Enem, um projeto organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) que prepara os alunos para a avaliação com aulas diferenciadas ao longo do ano. A expectativa é que mais de 8 mil estudantes da rede pública tenham se inscrito para realizar a prova em 2024.
A Escola Gabriel de Almeida Café é uma das 12 escolas pólo em Macapá, e foi escolhida por estar localizada no bairro Central da capital. O coordenador da Central do Enem, Rylei Tenório, destacou a importância da ação. Ele explicou que muitos candidatos encontram dificuldade em se inscrever, e por isso acabam não participando do certame.
"Sabemos que muitos alunos encontram dificuldades para acessar a internet ou utilizar a plataforma de inscrição, então trouxemos toda a estrutura da Central do Enem para um ponto estratégico da cidade. Nossa equipe orientou e garantiu que nenhum estudante ficasse de fora por questões técnicas ou falta de informação", afirmou Tenório.Enem
O Enem é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e é o principal método de entrada nos cursos de ensino superior do Brasil. Por isso, o Governo do Amapá promove ações para fomentar a participação dos estudantes estaduais no exame ao longo do ano inteiro, com iniciativas como as aulas da Central do Enem, que acontecem semanalmente em 13 escolas-polo.
A Central do Enem aborda os conteúdos de acordo com cada área de conhecimento exigida no exame, divididas entre Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação. O projeto finaliza em uma revisão para mais de 5 mil estudantes, no final de semana da avaliação.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!