Organizado pelo Governo do Amapá, 'Dia D' tem Zé Gotinha para conscientizar contra paralisia infantil
‘Dia D’ ocorreu na Unidade Básica do Igarapé da Fortaleza, em Santana. A previsão é que mais de 53 mil crianças, de 1 a 4 anos, devem ser imunizadas no estado durante o ano.
Personagem teve a missão de levar mensagens de conscientização para a comunidade
Organizado pelo Governo do Amapá, foi feito o 'Dia D' da campanha de vacinação contra a poliomielite neste sábado, 8, com a presença do Zé Gotinha, mascote e símbolo da imunização no Brasil. O evento aconteceu na Unidade Básica do Igarapé da Fortaleza, em Santana, e o personagem teve a importante missão de levar a mensagem de conscientização para toda a comunidade.
Até o fim da campanha, em 14 de junho, a previsão é que mais de 53 mil crianças, de 1 a 4 anos, devem ser imunizadas no estado, atingindo 95% de cobertura da vacinal. A mobilização será coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá e faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal.
A ação contou com a presença do prefeito do município, Sebastião Bala Rocha, do superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Cássio Peterka, gestores da saúde e da população em geral.
"Hoje é um dia de reforçar a campanha, intensificando a proteção com a vacina, e sobretudo, de conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de manter o quadro vacinal da criança atualizado", ressaltou o superintendente da SVS, Cassio Peterka.
Em Santana, 7.747 crianças devem receber a dose, e a pequena Letícia de Melo, de 4 anos, foi a primeira a receber a dose do imunizante."Essa união entre a gestão governamental e a Prefeitura de Santana fortalece nossas ações, principalmente na área da saúde e nas mobilizações de vacinação para proteger nossas crianças”, ressaltou o gestor municipal, Bala Rocha.
A mobilização também acontece nos outros municípios do estado. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas de segunda à sexta, das 7h às 19h, para vacinação. Aos sábados e domingos, o horário é das 8h às 13h. O objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.
Vacinação
A mãe Obediene dos Santos, aproveitou a oportunidade para atualizar a caderneta de vacina da filha Vick dos Santos, de 2 anos e 7 meses.
"Essa foi uma grande oportunidade, principalmente por ser em um dia mais acessível para a população. A vacina é segura, gratuita e muito importante para a saúde, por isso convido a todos para que busquem o local mais próximo para garantir a segurança de seus filhos", afirmou Obediane.No caso dos menores de um ano, a situação vacinal será avaliada, dando início ou complementando a caderneta. Seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), serão utilizadas as vacinas inativada poliomielite (VIP) e oral poliomielite (VOP) para menores de 12 meses e crianças entre 1 e 5 anos, respectivamente.
Doença
Doença infectocontagiosa aguda, a poliomielite é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus, que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, e em casos graves pode evoluir a óbito.
A vacinação é a principal forma de prevenção. A vacina oral contra a paralisia infantil tem a finalidade de reduzir os riscos da reintrodução da doença, que está erradicada no país desde 1994, e aumentar a cobertura vacinal no estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!