Com apoio do Governo do Estado, estudantes paratletas participam de seletiva para definir representantes do Amapá em competição nacional
Participaram competidores de 11 a 17 anos, dos municípios de Macapá, Santana e Laranjal do Jari.
Seletiva definirá os representantes do estado na competição nacional das Paralimpíadas 2024
Com apoio do Governo do Amapá, mais de 60 alunos paratletas das redes pública e privada de ensino estiveram neste sábado, 8, no Estádio Milton de Souza Corrêa, para a seletiva que definirá os representantes do estado na competição nacional das Paralimpíadas 2024. Além dos competidores, familiares, professores e técnicos puderam compor a torcida dos concorrentes.
Puderam participar paratletas de 11 a 17 anos, dos municípios de Macapá, Santana e Laranjal do Jari, nas modalidades de bocha e atletismo. A competição foi coordenada pela Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Os participantes que alcançarem o índice estarão classificados para disputar a fase nacional, que acontece no final de novembro, em São Paulo. O apoio às modalidades faz parte do Plano de Governo da gestão, que incentiva políticas de integração entre escolas municipais, estaduais, privadas e federais do Amapá.
A seleção amapaense contou com a presença do supervisor do Desenvolvimento Esportivo do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Filipe Barboza.
"Estamos aqui no Amapá para acompanhar a etapa estadual das seletivas escolares, um evento que introduz as Paralimpíadas de 2024, evento que vai acontecer em São Paulo. Queremos levar um número considerável de paratletas para a disputa nacional, pois muitos são merecedores”, destacou o coordenador.
A aluna e paratleta da Escola Estadual Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, Vitória de Lima, de 12 anos, participa da seletiva pela segunda vez e promete trazer novamente o ouro para o Amapá, na sua participação nacional.
“Eu estou muito feliz e confiante que vou conseguir um bom índice para representar o Amapá na competição nacional. No ano passado, consegui trazer bons resultados para o estado, e sei que com o meu esforço e dedicação, posso conseguir ainda mais”, ressaltou Vitória, otimista.
Emocionada, a agricultora e mãe da Vitória, Edilene de Lima, contou sobre a felicidade em ver a filha se desenvolvendo através do esporte e de pessoas que acreditam no potencial paralímpico.
"Eu sou muito grata ao Governo do Amapá por nos proporcionar essa inclusão. Eu confesso que antes nunca imaginei que minha filha conseguiria participar de competições, mas agora percebo o quanto isso tem feito bem para ela, para o seu desenvolvimento e para toda a família. Ela viaja, participa de disputas fora do estado e isso nos enche de orgulho e gratidão”, relatou Edilene.
A nova secretária do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto, falou da emoção ao assumir a pasta e ver a dedicação e paixão dos alunos competidores.
“É emocionante ver a superação, a transformação na vida dessas pessoas, a partir de políticas de incentivo. É mais uma prova de que o Estado se dedica não apenas em incentivar a prática das modalidades, mas garantir a inclusão social por meio do esporte”, ressaltou Cibely.
O resultado da seletiva estadual estará disponível na próxima segunda-feira, 10, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!