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Escolas em Tempo Integral do Amapá diminuem abandono e evasão escolar

As instituições de ensino estaduais que ampliam a jornada escolar são aliadas na manutenção dos alunos.

Por André Silva
12/06/2024 13h45

Índices de abandono são os menores da região Norte do Brasil

O Governo do Amapá aderiu ao Programa Nacional de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral para o ensino médio. As escolas estaduais que adotaram essa modalidade, apresentaram resultados positivos em aprovações e menor taxa de abandono, em comparação às escolas de ensino regular.

As Escolas em Tempo Integral (ETI), também apresentaram ótimos indicadores de frequência na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), relevante para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que será divulgado no segundo semestre de 2024. Os dados são do Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed).  

O Amapá é o único estado da região Norte do Brasil a ter tempo integral em mais de 90% dos seus municípios. Atualmente, a rede pública estadual tem 384 escolas, dessas 31 são ETIs Ensino Médio.

Este ano, o Governo do Amapá implantou a educação integral no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), em 15 escolas. A iniciativa visa proporcionar mais aprendizado para esses estudantes que chegarão ao ensino médio, melhor capacitados.  

Desde que foram implantadas no estado, as ETIs vêm apresentando taxas bastante positivas nos índices relacionados à aprovação, reprovação e abandono. A Escola de Tempo Integral Tiradentes, em Macapá, por exemplo, zerou sua taxa de abandono em 2022 e obteve percentual de frequência de 91,53%, no Saeb 2023.

Outra escola que merece destaque é a Escola de Tempo Integral Alberto Santos Dumont, localizada no município de Santana. Ela vem zerando a taxa de abandono desde 2021 e em 2022 manteve o resultado. A frequência no Saeb 2023 foi de 90%. 

Para a coordenadora da Escolas em Tempo Integral da Seed, Carla Beatriz, o acompanhamento dos alunos por um período mais longo, tem sido o diferencial para esse resultado. A metodologia do ensino empregada nessas unidades tem efeito positivo, além disso, o monitoramento dessas unidades, por parte da Secretaria, auxilia o alcance das metas anuais estabelecidas. 

Dentre as metodologias, Carla destaca a tutoria, que é o acompanhamento que o professor tutor faz ao o aluno. Nesse processo, o tutor acompanha o estudante durante toda a sua permanência na escola. Outra ferramenta é a aula de projeto de vida, nela, os alunos são incentivados a pensar no futuro e planejar seus sonhos. 

“Tudo o que está previsto no currículo da escola como: acolhimento pelo professor, aula de projeto de vida e estudo orientado reflete na positividade do resultado. Além disso, ajudamos a escola no monitoramento dos planos de ação, nas formações das equipes escolares, nas realizações das metas, e formação de nivelamento, entre outras”, disse a coordenadora.

Dados

De acordo com os resultados do Censo Escolar 2023, divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as escolas em tempo integral têm uma taxa de abandono significativamente menor do que as demais.

Uma das razões para isso é que, nas escolas em tempo integral, os professores estão mais presentes, interagem mais com os alunos e oferecem disciplinas eletivas, permitindo que os jovens tenham maior protagonismo na sua educação.

 

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