'Nossa relação começou antes de qualquer acordo de cooperação’, afirma prefeito de Kourou durante a Comissão Mista Transfronteiriça
François Ringuet participa do 13º encontro que iniciou nesta terça-feira, 11, no Amapá.
A 13ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça inicou nesta terça-feira,11
A 13ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) Brasil/França iniciou nesta terça-feira, 11, e reúne especialistas de ambos os países na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá. Entre as autoridades presentes, está o prefeito de Kourou, François Ringuet, que reforçou discussões sobre temáticas fundamentais, como saúde, segurança e economia.
O gestor do município francês destacou também que esta é uma oportunidade de compartilhar experiências, além de apresentar pontos de vistas diferentes que se convergem em ações conjuntas e políticas públicas eficazes.
“Nossa relação começou antes de qualquer acordo de cooperação. Hoje, devemos priorizar ações que beneficiem e tragam dignidade para as populações de ambos os lados da Ponte Binacional Franco-Brasileira. Quando fizemos a reunião em Caiena, em 2023, focamos no meio ambiente como uma alternativa de cooperação entre as nações, mas também queremos dialogar com o Brasil”, destacou Ringuet.
O evento binacional coloca em debate propostas para o desenvolvimento da fronteira com representantes das duas delegações, que pontuam sobre pontos decisivos para desenvolver as regiões.
A delegada acadêmica para Relações Europeias e Internacionais, Atilas Cardozo, ressaltou que a Comissão permite a apresentação de propostas para fortalecer o sistema educacional dos dois países, como parte do acordo de cooperação.
“Viemos para apresentar os trabalhos que já realizamos não apenas na região da fronteira, mas na Guiana como um todo. Não podemos esquecer que desde 2008 temos uma convenção assinada com o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação, que faz com que vários projetos sejam colocados em prática. O mais recente é a questão do bilinguismo, que está sendo adaptado dos dois lados da fronteira, e esse debate é fundamental para dar visibilidade a projetos que formam cidadãos”, ressaltou Atilas.Comissão Mista Transfronteiriça
Criada pelo Acordo de Cooperação Franco Brasileiro, a CMT é o principal mecanismo de concertação entre o Brasil e a França em questões de fronteira. A Comissão é um órgão deliberativo que reúne autoridades e representantes da sociedade francesa e brasileira para debater demandas em diversos eixos, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, relações comerciais e diplomáticas. O encontro sediado no Amapá fortalece a reaproximação entre os dois lados, tendo como um dos principais temas as propostas de mudanças nas regras de visto para brasileiros, especialmente amapaenses, circularem no território francês.
Sob coordenação do Governo do Amapá, por articulação da Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior em parceria com o Itamaraty, a Comissão teve as atividades presenciais retomadas em 2023, após quatro anos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!