Durante Comissão Mista Transfronteiriça, Governo do Amapá e delegação francesa abordam o combate a incêndios na fronteira
Objetivo é unir esforços para amenizar queimadas durante o período de estiagem.
No estado brasileiro, o Governo do Amapá atua em várias frentes, através da Operação Amapá Verde
Durante o segundo dia da 13ª reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT), que iniciou nesta terça-feira, 11, o Governo do Amapá e a delegação francesa debateram sobre o trabalho de cooperação para combater focos de incêndio na região de fronteira entre Brasil e França, principalmente, no período de estiagem.
O grande volume de incêndios registrados durante o verão amazônico é um problema que vem ocorrendo de ambos os lados da Ponte Binacional, e por isso, os países buscam trabalhar de forma cooperada para evitar novas e perigosas situações.
“Os fenômenos climáticos são desafios que temos enfrentado com frequência nos últimos anos. Mas em 2023, tivemos que encarar um clima excepcionalmente seco, registrando cerca de 1,4 mil incêndios no território francês, principalmente na área litorânea, e que destruíram cerca de 1,2 mil hectares”, disse o tenente-coronel Paul-Henri Gauzence de Lastours, chefe de operações do 3º Batalhão Estrangeiro de Infantaria na Guiana Francesa.No estado brasileiro, o Governo do Amapá atua em várias frentes, através da Operação Amapá Verde, para combater focos de incêndio em quase todos os municípios, incluindo Oiapoque, que faz fronteira com a Guiana Francesa.
Com a problemática em comum, a ideia é construir um plano de cooperação para que o Corpo de Bombeiros do Amapá e Guiana Francesa atuem, de forma conjunta, para combater focos de calor na região de fronteira.
“Unindo esforços, conseguimos mais resultados. Então, se consolidarmos essa cooperação entre brasileiros e franceses, um poderá ajudar o outro em diversos setores e situações, além da questão do combate à incêndios”, pontuou o coronel Alexandre Veríssimo, comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá.Cooperação
Em 2024, militares do Corpo de Bombeiros do Amapá e Guiana Francesa também participaram de simulação de salvamento de acidente de veículo e capacitação sobre mapeamento aéreo para aprimorar missões de resgate. As ações fazem parte acordo transfronteiriço entre o Brasil e a França, para aprimorar técnicas entre os profissionais dos dois países.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!