Governo do Amapá participa do 7º Fórum de Dirigentes do Sistema de Unidades de Conservação
O evento debateu temáticas sobre unidades de conservação, biodiversidade e desenvolvimento sustentável de áreas protegidas.
O Fórum debateu temas referentes a melhoria das Unidades de Conservação
O Governo do Estado, participou do 7º Fórum de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), para tratar da preservação do meio ambiente, debater políticas ambientais, trocar experiências e debater sobre o desenvolvimento com sustentabilidade. O evento, realizado nos dias 6 e 7 de junho em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) com apoio do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná.
A programação reuniu os 26 estados do país e o Amapá participou representado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O Fórum oportunizou o debate sobre a preservação do meio ambiente e compartilhou conhecimentos sobre Unidades de Conservação no Brasil. Além disso, a ocasião serviu como instrumento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), capaz de potencializar meios de articulação institucional e a sustentabilidade dessas áreas protegidas, que foram instituídas pelo poder público nas esferas federais, estaduais e municipais.
A chefe de Unidade de Conservação da Coordenadoria de Gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade (CGUCBio/DDA/Sema), Regina Carvalho, destacou que o Fórum reuniu uma diversidade de ideias que serviram para nortear novas políticas públicas.“Tivemos a oportunidade de compartilhar informações com outros estados e isso nos dá condições de absorver e também, de contribuir com a melhoria da Gestão das Unidades de Conservação do Estado do Amapá. É muito importante que o Amapá faça parte das discussões e atualizações junto ao SNUC”, pontuou Regina.
Durante o evento, os estados apresentaram nas discussões, a realidade de cada região, levando em consideração suas peculiaridades e o que pode ser adotado como modelo para outras localidades. As UCs, além de conservar os ecossistemas e a biodiversidade, também geram emprego e renda, a partir do desenvolvimento sustentável, que pode alavancar o segmento econômico sem agredir o meio ambiente.
O coordenador de Gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade, da Sema, Euryandro Costa, afirmou que a interação com os demais estados é fundamental para aprimorar o sistema de gestão das UCs.
“Esse encontro foi muito importante pois garantiu a interação e trocas de experiências entre os gestores dos estados e os formuladores das políticas públicas que integram e direcionam o SNUC. Esse é um ambiente adequado para desenvolvermos trabalhos integrados e darmos encaminhamentos necessários para uma melhor gestão das nossas Unidades de Conservação e conservação da biodiversidade”, concluiu o coordenador Euryandro Costa.
Durante o evento foi apresentada a portaria GM/MMA nº 1.065/2024, que institui o Fórum, definiu sua composição, e tratou de pautas importantes, como a definição da presidência, aprovação do regimento interno, resultados de grupos de trabalho sobre capacitação, criação, sustentabilidade financeira, cooperação, ecoturismo sustentável, compartilhamento de experiências e discussões sobre a política nacional de ecoturismo agregada às Unidades de Conservação.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!