Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo entrega rede de distribuição de água, recupera ramais e reforma escola do Ambé

Durante a agenda, comitiva do governo também vai inspecionar a manutenção feita em 37 quilômetros dos ramais

Por Redação
21/10/2016 17h35

A Comunidade Quilombola do Ambé – distrito macapaense distante a 80 km de Macapá (via BR-210) – vai receber uma série de melhorias nas áreas de infraestrutura, educação e fornecimento de água. A entrega oficial das obras e serviços, concluídos e em andamento, ocorrerá neste sábado, 22.

A programação oficial inicia às 9 horas, quando o governador Waldez Góes inaugura o novo sistema de distribuição água para a comunidade. Com capacidade para reservar até 30 mil litros e com alcance de fornecimento de mais de um quilômetro, a nova rede vai beneficiar 200 moradores de 50 famílias do quilombo.

O sistema foi construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Funasa (Fundação Nacional de Saúde), por meio de um convênio com a Companhia de Água e Esgoto (Caesa), com contrapartida do Executivo estadual. O valor global da obra foi de R$ 223 mil. O convênio foi firmado ainda em 2008. 

Durante a agenda, a comitiva do governo também vai inspecionar a manutenção feita em 37 quilômetros dos ramais de acesso ao Ambé e à Comunidade de São Pedro dos Bois. A Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) usou maquinário próprio para fazer serviços de terraplanagem, tapa-buracos e retirada de entulhos de 28 km do ramal do Ambé e 9 km da linha de acesso a São Pedro dos Bois.

As melhorias também chegam no ensino público do Ambé, à Escola Professor Joaquim Manuel de Jesus Picanço, que atende 45 alunos do 1º ao 5º ano e 20 alunos do ensino médio modular. Na reforma e ampliação da escola foram feitos a pintura do prédio, troca do piso, e construção de mais duas salas de aula. A cozinha e os banheiros também foram reformados.

O piso, que estava completamente danificado pela ação do tempo, foi trocado. O espaço também foi ampliado com três salas-ambiente, para que as crianças tenham um espaço para praticar a leitura, para assistir uma vídeo-aula, entre outras atividades escolares. Outro destaque é reforma do alojamento dos professores. Os recursos, mais de R$ 50 mil, são do Programa Dinheiro Direto na Escola, do FNDE, e do Tesouro Estadual.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!