Governo do Estado apresenta as riquezas culturais amapaenses, durante a 13ª Comissão Mista Transfronteiriça
Programação contou com grupo de marabaixo Azebic, cantor João Amorim e exposições de artesanatos indígenas.
A alegria do canto dos ladrões, os batuques das caixas e as saias rodadas tomaram conta do evento
Durante a 13ª reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT), mecanismo de cooperação estabelecido entre o Brasil e França para promover o desenvolvimento e a integração, autoridades e representantes dos países puderam conhecer a beleza e a riqueza da cultura amapaense.
A alegria do canto, os batuques das caixas e as saias rodadas do grupo Azebic tomaram conta da programação. A dança e a música, originada nas senzalas que abrigavam negros escravizados, é típica do Amapá e reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
O cantor e compositor João Amorim também animou o evento com a Roda de Bandaia, que atrai pessoas que gostam de cantar, dançar e tocar. O projeto, que possui como base tambores e violões, ecoa a música regional amapaense.
Além da programação musical, os participantes também puderam conhecer e adquirir artesanatos indígenas, como peças de madeira, argila, sementes e miçangas. De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, a participação de raízes culturais do Amapá em eventos está garantida pelo Plano de Governo da gestão.“Conforme o Plano de Governo da gestão, temos oportunizado artistas amapaenses, especialmente em grandes eventos culturais, como a Comissão Mista Transfronteiriça, a mostrarem a identidade cultural do Amapá. Todos foram incríveis em suas apresentações, e nossa vitrine do artesanato amapaense, que retrata nossos pontos turísticos, são lindas lembranças presenteáveis. Tivemos um momento de intensa procura por nossas peças artesanais e isso nos deixa muito felizes, pois é uma parte da nossa cultura que chega a outros países”, ressaltou Clícia.
Comissão Mista TransfronteiriçaCriada pelo Acordo de Cooperação Franco Brasileiro, a CMT é o principal mecanismo de concertação entre o Brasil e a França em questões de fronteira. A Comissão é um órgão deliberativo que reúne autoridades e representantes da sociedade francesa e brasileira para debater demandas em diversos eixos, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, relações comerciais e diplomáticas.
Sob coordenação do Governo do Amapá, por articulação da Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior em parceria com o Itamaraty, a Comissão teve as atividades presenciais retomadas em 2023, após quatro anos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!