Governo do Amapá implanta Unidade Sentinela de Síndrome Gripal na UPA da Zona Norte de Macapá
Monitoramento servirá para indicar os tipos de vírus que estão em maior circulação no estado.
A Unidade de Pronto Atendimento atende 24 horas, pacientes de baixa e média complexibilidade
A partir do dia 25 de junho, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, no bairro Novo Horizonte, em Macapá, será mais uma Unidade Sentinela de Síndrome Gripal implantada pelo Governo do Amapá. A vigilância será com demanda espontânea de pacientes que procuram a UPA de atendimento 24 horas.
O trabalho, coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), servirá como termômetro, indicando os tipos de vírus que estão em maior circulação e que podem causar as hospitalizações no estado, incluindo o SARS-CoV-2. Por meio da coleta de exame “nasofaringe”, a amostra será enviada ao Laboratório Central do Amapá (Lacen-AP) e o monitoramento ocorrerá através de formulários padronizados, inseridos de forma on-line no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).
"A análise desse indicador vai possibilitar que a gente monitore oportunamente o aumento no número dos atendimentos por síndrome gripal em relação a outras doenças e, assim, observar situações que estão fora dos parâmetros esperados. Assim, planejamos realizar planos de ação de emergência para prevenção de outros casos e do agravamento das doenças", explicou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
A diretora da UPA, Mary Ellen Branco Mourão, explica que cada paciente que der entrada apresentando sintomas como, febre, tosse e dor de garganta, o médico irá solicitar exames de RT PCR com três amostras para Covid-19, Influenza e outros vírus respiratórios. Na sequência, coleta o exame e leva as amostras para o laboratório da unidade para ser cadastrado no sistema.
"A UPA da Zona Norte é bastante procurada pela população, inclusive de outros bairros de Macapá. Pessoas com sintomas gripais são atendidas diariamente aqui, por isso, será importante esse trabalho em parceria com a SVS, que vai nos ajudar a identificar os vírus circulantes e planejar ações de prevenção às doenças", finalizou a diretora.
Rede Sentinela
A vigilância sentinela da SG conta com uma rede de unidades distribuídas em quatro locais no Amapá. Hospital da Criança e Adolescente – Pronto Atendimento Infantil (HCA-PAI), Hospital de Emergência Oswaldo Cruz, em Macapá, Hospital de Oiapoque e Hospital de Laranjal do Jari.
O SIVEP-Gripe foi implantado, pelo Ministério da Saúde (MS), desde o ano 2000 para monitorar os dados epidemiológicos da Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal no país.
Capacitação
Para que os profissionais da vigilância epidemiológica hospitalar, médica e laboratorial da UPA da Zona Norte, possam trabalhar com eficácia, a SVS irá realizar capacitações com o objetivo de atualizar os servidores, para que possam atuar com precisão no diagnóstico dessas síndromes, mesmo que esteja fora de sua formação clínica específica, a fim de fortalecer a capacidade de resposta da rede primária em episódios como surtos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!